1. Início
  2. Notícias
  3. 2021
  4. Dezembro

Caxias do Sul não registra óbitos por covid-19 há quase duas semanas

Últimos dois casos datam de 9 de dezembro

Atualizada dia

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Caxias do Sul não registra óbitos por covid-19 há quase duas semanas. A última notificação é do dia 9 de dezembro, data em que ocorreram duas mortes.

Embora possa haver registros retroativos por parte das instituições de saúde, esse resultado indica que o avanço da vacinação tem sido fundamental para a redução das internações hospitalares, casos graves e mortes pela doença. “Isso traduz a real importância e o impacto da vacinação no controle da pandemia, tanto de casos da doença como de números de óbitos. Esse é nosso objetivo, focar na saúde das pessoas”, afirma a secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi.

Anelise Kirsch, infectologista do Controle de Infecção Municipal, reforça que a vacina impediu a ocorrência de novos óbitos, embora haja menor infectividade e número de casos de covid nas últimas semanas. “Também estamos com decréscimo bem importante no número de internações e, consequentemente, mais vagas liberadas em UTIs. Isso é resultado da vacinação. Sabemos que as pessoas estão relaxando nas medidas de contenção e, mesmo assim, estamos percebendo esse decréscimo. Isso quer dizer que a vacina está cumprindo o seu papel. Outro fator muito importante é vacinação completa. Então, quem não se vacinou, pedimos que vá se imunizar”, completa

O Município estabeleceu como prioridade de combate à covid-19 a vacinação, com estratégias como a ampliação de pontos, a realização de parcerias e outras iniciativas, como o Vacimóvel, para dar celeridade à imunização. Recentemente, Caxias do Sul também adotou o intervalo de quatro meses entre segunda e terceira doses como forma de aumentar a cobertura vacinal. As Unidades Básicas de Saúde têm reforçado a busca ativa para localizar pessoas que não retornaram para a segunda ou a terceira aplicação.

Foto por Cristiane Barcelos