1. Início
  2. Notícias
  3. 2021
  4. Dezembro

Modernização: Caxias do Sul começa utilizar sistema que permite a tramitação completamente eletrônica de processos

Publicada dia

O Município de Caxias do Sul iniciou nesta segunda-feira (20/12), a utilização do sistema PROA - Processo Administrativo e-Gov. O software permite a tramitação por meio totalmente eletrônico dos processos administrativos. Nesta primeira fase de implantação somente os novos processos de assuntos relacionados às áreas de Pessoal e Recursos Humanos serão abertos no sistema, os demais serão incluídos posteriormente. Até então, todos os documentos eram impressos e unidos em pastas para a circulação nas diversas unidades de governo.

“Este é um passo importante para a modernização da administração pública proposta pelo governo”, destaca a secretária de Recursos Humanos e Logística, Daniela Reis. Ela lembra que, entre as facilidades do processo eletrônico estão a agilidade no trâmite, os registros dos passos e a preservação ambiental, visto que ele dispensa completamente o uso do papel. A inclusão de outras áreas para o uso do processo eletrônico acontecerá de forma gradativa.

O software utilizado pelo Município foi criado pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul S.A. (Procergs). Este é o primeiro sistema implantado pelo órgão em um Município. “Temos uma expectativa bastante positiva, pois Caxias do Sul segue numa atitude pioneira, consciente e responsável. Entendemos que este sistema, por ser desenvolvido com foco nos órgãos públicos, têm maior facilidade para o atendimento às demandas que tantas vezes são bem específicas”, enfatiza Daniela.

Galeria de imagens
1 de 2 imagens

Foto por Vânia Cassol

Foto por Vânia Cassol