1. Início
  2. Notícias
  3. 2021
  4. Dezembro

Operação Verão Seguro inicia com abordagens na represa Dal Bó

Grupo orientou jovens que caminhavam no barramento e também famílias que se banhavam no lago

Publicada dia

Iniciou neste sábado (18/12) a 15ª Operação Verão Seguro. A ação, promovida pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), visa prevenir mortes por afogamentos nas represas do munícipio, além de fiscalizar atividades que são proibidas como banho, caça e pesca. A operação também conta com a parceria do 5º Batalhão de Bombeiro Militar (5º BBM) e da Guarda Municipal (GM).

Para dar início aos trabalhos, o grupo se reuniu no pátio da Prefeitura. Na ocasião, o diretor-presidente da autarquia, Gilberto Meletti, explicou o objetivo da Operação Verão Seguro e a importância do trabalho coletivo. “A possibilidade de podermos preservar vidas é mais importante do que qualquer coisa e é só com a união de esforços do Samae, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros que teremos capacidade de patrulhar todas as áreas da autarquia e conscientizar a população”.

O tenente-coronel Julimar Fortes Pinheiro, ao lembrar das mais de 160 abordagens realizadas na última edição da operação, destacou as áreas de lazer de maior risco. “As estatísticas do Corpo de Bombeiros mostram que próximo dos 90% dos afogamentos no período de verão são fora da faixa litorânea, são em águas internas. Ou seja, são pessoas que vão para campings, barragens, lagos, açudes e cascatas, e morrem afogadas”, lamenta.

Para o secretário de Segurança Pública e Proteção Social, Paulo da Rosa, o grupo formado exerce um papel fundamental de conscientização. “Com o aumento das temperaturas, torna-se mais frequente o uso dessas áreas de captação de água como forma de lazer. É nosso dever abordar essas pessoas e, de forma educada, explicar os riscos e pedir que se retirem”.

O grupo deslocou-se em comboio até a represa Dal Bó. Lá orientou jovens que consumiam bebidas alcoólicas, conversou com adolescentes que caminhavam sobre o barramento e também com uma família que se banhava no lago.

Denúncias podem ser feitas para a GM por meio do telefone 153, para o Corpo de Bombeiros pelo 193 e pela Central de Atendimento do Samae, 115. A ação ocorre até 20 de março de 2022.

Galeria de imagens
1 de 4 imagens

Foto por Andréia Copini

Foto por Andréia Copini

Foto por Andréia Copini

Foto por Andréia Copini