O prefeito Adiló Didomenico aproveitou a apresentação à imprensa do relatório do primeiro ano de governo para sancionar a Lei da Inovação, aprovada de forma unânime pela Câmara de Vereadores em 9 de dezembro. A legislação foi construída ao longo do ano com o envolvimento de diferentes setores da comunidade empresarial, acadêmica e da Administração Pública visando criar medidas de incentivo e apoio à inovação, pesquisa científica, produção, capacitação e serviços de base tecnológica.
A proposição estipula a criação do Conselho Municipal de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, com representações de diversos setores, além de fundo específico para fomentar programas e pesquisas de interesse da municipalidade. A legislação deverá estar regulamentada em até 120 dias a contar da sanção. Entre as ramificações contempladas estão aceleradoras de empresas; acordo de parceria para pesquisa, desenvolvimento e inovação; agência de fomento; ambientes promotores de inovação; área de interesse tecnológico; e arranjos produtivos locais.
O secretário do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Élvio Gianni, argumentou que a lei assegurará ao Município mecanismos para manter empresas na cidade e atrair novos investimentos. “Tínhamos uma situação de insegurança muito forte, modificada com esta lei. Empresas já tem buscado informações de como se instalar na cidade e outras que sustaram projetos de transferência”, relatou. O município também participa de iniciativa que pretende criar a Rota da Inovação, reunindo também Porto Alegre, Florianópolis e Joinville.
Antes da apresentação do relatório, resultado do levantamento das principais ações realizadas ou em vias de conclusão pelas secretarias e demais organizações da Administração, o prefeito definiu o ano como atípico, difícil e angustiante, principalmente nos meses de março e abril, no auge da pandemia da covid-19. No entanto, afirmou que, com organização e empenho, o cenário foi administrado de forma que o relatório apresentado surpreende pelas entregas à comunidade. “Fez-se muito, embora possa não ser tudo o que os contribuintes esperavam. Mas preparamos um ambiente favorável para o próximo ano, que também não será fácil, mas, acredito, menos crítico”, avaliou.
O prefeito ainda destacou que, além das entregas, a Administração atingiu um de seus principais objetivos, que era o de apaziguar a cidade e restabelecer o diálogo com todos os segmentos da comunidade. “Nunca tivemos receio de recuar e negociar quando algo não se mostrasse o mais adequado. Exemplo está no relacionamento franco e aberto com a Câmara de Vereadores”, assinalou.
A vice-prefeita Paula Ioris destacou o empenho da Administração em reduzir a burocracia e qualificar o atendimento aos contribuintes. Citou, como exemplo, o Sistema de Processo Administrativo Eletrônico (PROA), em funcionamento desde esta segunda (20/12), que permite a tramitação integral, em forma digital, dos processos administrativos por meio de atividades de cadastramento e movimentações feitas pelo próprio usuário. A ferramenta está sendo adotada visando à modernidade, economicidade e celeridade na tramitação dos processos. Como projeto-piloto, o sistema será usado pelos servidores da Secretaria de Recursos Humanos e Logística.
Outra medida exaltada foi a retirada de 15 toneladas de papéis das dependências da Procuradoria-Geral. O encaminhamento da documentação para reciclagem foi possível pela digitalização de todos os processos físicos. Outra medida implantada é o Sistema e-PGM, que permite o gerenciamento e controle dos processos judiciais. “Temos como propósito nos tornarmos uma prefeitura sem papel”, projetou.
A secretária de Governo, Grégora Fortuna dos Passos, principal interlocutora com o Legislativo, informou o encaminhamento de 101 projetos, dos quais 96 foram aprovados pelos vereadores. Dos restantes, dois seguirão tramitando em 2022 e três foram retirados, a pedido da Prefeitura, para complementos.
Foto por João Pedro Bressan
Foto por João Pedro Bressan
Foto por João Pedro Bressan
Foto por João Pedro Bressan
Foto por João Pedro Bressan
Foto por Divulgação