1. Início
  2. Notícias
  3. 2021
  4. Dezembro

Prefeito inaugura postos da Inspetoria de Defesa Agropecuária em Vila Seca e Criúva

Descentralização dos serviços vai beneficiar produtores rurais

Atualizada dia

Na tarde desta quinta-feira (16.12), o prefeito Adiló Didomenico participou do ato de inauguração de dois postos de atendimento da Inspetoria de Defesa Agropecuária de Caxias do Sul, nas subprefeituras de Vila Seca e Criúva. Ele esteve acompanhado do secretário de Agricultura, Rudimar Menegotto, e do secretário de Obras e Serviços Públicos, Norberto Soletti. Com a mudança, os produtores rurais não precisam mais vir ao centro de Caxias o ir a São Marcos para buscar os serviços da Inspetoria.

“Vamos cada vez mais instrumentalizar as subprefeituras. Nossa intenção é manter os serviços e ampliar, para facilitar a vida do produtor rural. Nos próximos dias, estaremos entregando novos maquinários para as subprefeituras, uma demanda antiga e importante, já que os atuais equipamentos são muito antigos. Uma outra questão que estamos trabalhando, é em uma nova legislação, para que possamos atender melhor o produtor rural”, enumerou o prefeito.

A parceria com o órgão do Governo Estadual vai melhorar e ampliar o atendimento a produtores rurais, com a finalidade de fomentar a produção animal, a defesa sanitária, a zootécnica, a inspeção e a fiscalização de produtos de origem animal. Entre os serviços prestados nos postos de atendimento estão a emissão de Guias de Trânsito Animal (GTA), a declaração anual de rebanho, declarações complementares de atualização de rebanho, confirmação de recebimento de animais (retirada de pendência de GTA), protocolo de documentos de interesse da Inspetoria, entrega de atestado de vacina de brucelose, informações sobre a sanidade animal.

“Faz parte do nosso plano de governo aproximar mais o município do meio rural, e melhorar o atendimento ao agricultor. A descentralização dos serviços é uma forma de fazermos isso”, explicou Menegotto.

O produtor rural Raul Bento Gomes da Fonseca, de Vila Seca, disse estar satisfeito com a novidade. “Fui um dos primeiros (a utilizar o serviço). É muito melhor do que ter que ir ao Centro. Isso nos ajuda e vai ajudar o município, porque o produtor rural fica satisfeito”, afirmou.

“Para nós, é muito importante ver o serviço descentralizado sendo ofertado, bem feito e bem aceito. Queremos que seja duradouro para atender bem a comunidade”, complementou o supervisor Regional da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), Willian Augusto Smiderle.

Também estavam presentes nos atos de inauguração os subprefeitos de Vila Seca, Sandro Camargo, e de Criúva, Luis dos Reis, o coordenador Distrital, Altemir Zanardi, o diretor técnico da SMAPA, Fernando Reis, o chefe da Divisão de Defesa Sanitária do Estado, Fernando Groff, a coordenadora regional da SEAPDR (Serra), Lucimar Rodrigues, a médica veterinária da Inspetoria, Luiza Virgínia Caon, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Bernardete Onsi, o representante do deputado Elton Weber, as servidoras das subprefeituras e moradores das localidades.

Galeria de imagens
1 de 7 imagens

Foto por João Pedro Bressan

Foto por João Pedro Bressan

Foto por João Pedro Bressan

Foto por João Pedro Bressan

Foto por João Pedro Bressan

Foto por João Pedro Bressan

Foto por João Pedro Bressan