1. Início
  2. Notícias
  3. 2021
  4. Dezembro

Servidores recebem capacitação sobre cuidados psicológicos e luto

Conteúdos foram apresentados ao longo de 32 horas

Publicada dia

Finalizou na terça-feira (10/12) o curso “Programa de instrumentalização em primeiros cuidados psicológicos em emergências e aconselhamento psicológico ao luto”. A capacitação de 32 horas ocorreu por meio de encontros semanais, desde o início de novembro. A iniciativa é da Secretaria de Recursos Humanos e Logística por meio da Escola Pública de Gestão.

O curso teve como objetivo qualificar o serviço prestado à comunidade caxiense no que se refere ao manejo e intervenção nos casos de luto. Foram abordados estudos de desastres e dos aspectos de impacto e manejo, referentes às demandas oriundas da pandemia da covid-19, prevenção e posvenção, e recursos resilientes, técnicos, efetivos e afetivos a serviço da saúde física e mental.

Participaram servidores do corpo técnico do Município que atuam nas áreas de Recursos Humanos, Saúde, Educação e Assistência Social, realizando atendimento a profissionais, equipes, famílias, comunidades, escolas e organizações. “O curso foi uma oportunidade singular de aprender e entender o fenômeno do luto e o processo de aconselhamento adequado. Permitiu observar a importância de um olhar atencioso e diferenciado com os profissionais envolvidos nesse processo de cuidado com o enlutado”, avaliou Suzane Dillenburg, assistente social com atuação no Centro de Referência da Mulher da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social.

Foto por Bruna Carvalho