1. Início
  2. Notícias
  3. 2021
  4. Dezembro

Smed garante mais 1019 vagas para Educação Infantil para início de 2022

Dentre outras ações, número será possível com início de funcionamento de mais três escolas

Atualizada dia

Nas últimas semanas de dezembro de 2021, a Secretaria Municipal da Educação, por meio do setor de acesso à educação infantil, iniciou a designação de vagas para crianças de 0 a 3 anos de idade, enviando comunicado aos pais para comparecerem, na sede da Smed, com os documentos comprovando cadastro da inscrição já existente junto à Secretaria.

Buscando atender crianças e famílias, Caxias do Sul adotou o critério de vulnerabilidade social para a seleção da vaga em Escola de Educação Infantil pública. O acesso às inscrições ocorrem de forma on line, pelo Portal da Educação de Caxias do Sul, por telefone e, ainda, presencial na Secretaria Municipal da Educação.

Pais ou responsáveis que não comprovaram a situação cadastral declarada tiveram a inscrição atualizada e retornaram ao sistema para uma nova classificação. Essa não comprovação documental equivale, por exemplo, a declarar que possui um benefício como bolsa família e não ter comprovação documental desta situação. A equipe técnica do setor de acesso à educação infantil da Smed destaca que é muito importante declarar na inscrição o que pode ser documentado no momento da efetivação da vaga. Os critérios de classificação para as vagas, garantidos por meio de sistema, consideram também inscrições em programas como bolsa família e cadastro único. É uma forma de atender as demandas por vulnerabilidade social e chegar o mais perto possível de uma oferta justa das vagas disponíveis, resumiu a equipe técnica do setor.

As designações continuam no mês de janeiro de 2022. Até o presente momento 300 famílias buscaram a designação para a realização da matrícula na Escola de Educação Infantil desejada.

Na segunda quinzena de Janeiro de 2022, três Escolas de Educação Infantil estarão em atividades. São elas: EEI Guadalupe, no bairro Desvio Rizzo (Loteamento Santa Tereza); EEI São Caetano, no bairro São Caetano; e EEI Morada dos Alpes, no bairro Morada dos Alpes.

Neste primeiro momento, as crianças contempladas para estas três novas unidades fazem parte da lista de espera das escolas de educação infantil Santa Rita de Cássia, Professora Guilhermina Poloni Costa, Anilde Maggi, Carolina Sutil de Oliveira e Nossa Senhora de Fátima.

No total, em 2022, Caxias do Sul oferecerá 48 educandários, localizados em diversos bairros, disponibilizando mais 1019 vagas de 0 a 3 anos. Estas vagas existem devido a três escolas novas, a transferências de crianças para outros educandários e desistências de famílias inscritas por conta de mudança de cidade.

Segundo a professora Lia Fernanda Stedile Dartora, coordenadora do setor de acesso da Smed, o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos SINASC/MS registrou 5.680 nascimentos, em 2019, em Caxias do Sul. Considerando que 50% das crianças de 0 a 3 anos devam ter creche, atendendo a meta 1 o Plano Nacional da Educação, a cidade deveria atender 2.840 bebês por ano. Isso representa a necessidade de 473 turmas de Berçários novas ao ano. “Não há, inclusive, profissionais para esta demanda. Pode-se considerar uma realidade inatingível no município diante das ofertas e demandas de vagas para educação infantil”, pontuou a professora Lia.

A realidade sobre as vagas na educação infantil para crianças de 0 a 3 anos, apontada pela equipe da Smed, não é uma situação específica para Caxias do Sul. Em 2020, por exemplo, foi constatado que no Brasil o total de crianças entre 4 e 5 anos matriculadas na pré-escola chegou a 94%. Já as matrículas em creches, para crianças de 0 a 3 anos, não atingirão o patamar de 45% até 2024.

Dados completos do estudo: https://www.fmcsv.org.br/pt-BR/biblioteca/desafio-acesso-creche-brasil/

A pasta da Educação informou que as atividades para as crianças matriculadas nas Escolas de Educação Infantil públicas começam em 24 de janeiro. A secretária Sandra Negrini declarou que, embora a realidade sobre vagas seja desafiadora, é gratificante encerrar o ano com a designação de mais de mil vagas para Caxias do Sul. “Sabemos que temos um longo caminho a percorrer na busca de soluções para a oferta de vagas na educação infantil. O que podemos dizer é que não mediremos esforços para atender estas famílias e seus filhos. Reconhecemos que a infância é uma etapa fundamental do desenvolvimento do ser humano. A infância bem cuidada é a garantia da construção de uma sociedade com equidade e qualidade de vida", finalizou.

Galeria de imagens
1 de 2 imagens

Foto por Divulgação SMED

Foto por Divulgação SMED