1. Início
  2. Notícias
  3. 2021
  4. Dezembro

Vacina contra Influenza/ gripe continua disponível em Unidades Básicas de Saúde

Toda a população a partir de seis meses de idade pode se imunizar

Publicada dia

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Caxias do Sul informa que a vacina contra Influenza/ gripe continua disponível para a toda a população (acima de seis meses de idade) nas Unidades Básicas de Saúde e Vacinadora (UBSs e UBV). A SMS orienta a buscar a vacina como forma de prevenção, uma vez que há aumento de casos de síndrome gripal em todo o país.

Em Caxias do Sul, a cobertura vacinal contra a doença é de 62,7% do público-alvo (mesmo que a campanha tenha sido aberta à população em geral em julho, o índice de cobertura em todo o país é calculado com base no público prioritário definido pelo Ministério da Saúde).

“A vacina ainda é a principal forma de prevenção a doenças e quem não se vacinou deve procurar um dos serviços de saúde. Também lembramos que não há mais necessidade de intervalo entre as vacinas contra covid e contra Influenza, então quem recebeu uma das doses pode receber a outra”, aponta a diretora da Vigilância em Saúde, Juliana Argenta Calloni.

Em Caxias do Sul ainda não há identificação da variante H3N2, que seria responsável pelo aumento de casos de Influenza. Conforme boletim do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs), surtos de Influenza têm sido identificados em vários estados brasileiros: Mato Grosso do Sul, Bahia, Amazonas, Espírito Santo e São Paulo e o Rio de Janeiro enfrenta epidemia de síndrome gripal causada pelo vírus Influenza H3N2. O Rio Grande do Sul confirmou 13 casos de influenza H3N2 no mês de dezembro.

Horários para vacina contra Influenza:

- UBSs Cruzeiro, Esplanada, Vila Ipê, Reolon, Desvio Rizzo, Eldorado e Cinquentenário: 8h às 18h.

- Demais Unidades: 8h às 16h.

Foto por Cristiane Barcelos