1. Início
  2. Notícias
  3. 2022
  4. Janeiro

Alunos apresentam à Saúde pesquisa sobre doação de pele

Trabalho vai embasar campanha para incentivar a doação do órgão

Publicada dia

Alunos da Escola Estadual Técnica Caxias do Sul (Eetcs) apresentaram à Secretaria Municipal da Saúde (SMS) um estudo sobre a importância da doação de pele. Os estudantes foram recepcionados por Ana Paula de Lima Miranda, diretora administrativa da pasta, e explicaram o objetivo da campanha, que é incentivar a doação do órgão, o maior do corpo humano.

Os alunos Bruno Álex Gomes de Oliveira, Rafaella Carra Basso e Vitória Durand Rebelo, do segundo ano do ensino médio, junto com a professora Daiana Vieira, de língua portuguesa, são as mentes por trás deste trabalho. Após entrevistar 134 pessoas, eles chegaram aos seguintes resultados: 84% dos entrevistados não aceitariam que a pele do familiar falecido fosse doada, por falta de informações sobre o procedimento de retirada; e 87% não se recordam de assistir, ouvir ou ler sobre alguma campanha acerca da doação de pele nos meios de comunicação. Porém, após os estudantes fazerem uma explicação simples sobre o processo da doação, o número de pessoas que aceitariam que a pele do familiar falecido fosse doada passou de 63% para 90%. Para ser doador, é preciso que a pessoa manifeste em vida esse desejo à sua família.

Os alunos apresentaram a pesquisa de forma on-line na feira da Universidade de Caxias do Sul e na X Mostra do Instituto Federal de Educação e Ciência e se classificaram em primeiro lugar para a Feira Brasileira de Ciência e Engenharia. O trabalho será apresentado nos dias 11 e 13 e janeiro e pode ser levado à próxima etapa da feira, presencialmente em São Paulo, de 21 a 25 de março.

Caxias do Sul realiza a Semana Municipal de Doação de Órgãos e Tecidos, em abril. A SMS avalia a possibilidade de, a partir da pesquisa dos alunos, trabalhar em campanhas de conscientização junto a entidades ligadas à doação de órgãos e tecidos.