1. Início
  2. Notícias
  3. 2022
  4. Janeiro

Codeca registra primeiros incêndios de contêineres em 2022

Equipamentos estavam localizados no Centro e em São Pelegrino

Atualizada dia

A Companhia de Desenvolvimento de Caxias (Codeca) já contabiliza, no ano, dois equipamentos amarelos, de resíduos seletivos, queimados na cidade. O primeiro, nas primeiras horas do Ano Novo, foi queimado em frente à sede do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), na Rua Pinheiro Machado, Centro. Este equipamento era novo e recentemente havia sido substituído pela companhia, porque o anterior também havia sido incendiado. O segundo caso foi registrado na segunda (03/01), na Rua Irma Valiera, Bairro São Pelegrino.

O vandalismo com os contêineres de plástico atingiram 119 unidades em 2021, contra 193 do ano anterior. Diminuiu a quantidade, porém, no mês de dezembro, a Codeca registrou outros 90 equipamentos avariados (por roubo ou quebra da tampa, furto de peças e rodas ou totalmente depredados e ou quebrados). “A cidade tem hoje um déficit de mais de 300 unidades para atender a área mecanizada. A companhia não dá conta de substituir devido ao vandalismo. Em 2021 foram investidos cerca de R$ 240 mil na compra destes contêineres que podiam ser aplicados em melhorias no atendimento à população”, discorre a diretora-presidente da Codeca, Helen Machado.

Os contêineres verdes, por serem de metal, mais resistentes e pesados, não pegam fogo. Mas sofrem com depredação, como o furto de rodas e do cabo de aço que abre a tampa.

Com o aporte da Prefeitura, a companhia está adquirindo 300 novos equipamentos para suprir em parte a necessidade, em um investimento na ordem de R$ 1 milhão. “Os novos equipamentos já foram comprados e devem ser entregues nas próximas semanas. A intenção é que estejam repostos para a Festa da Uva”, informa Helen.

Atualmente, a área da coleta conteinerizada conta com 1.600 pares de contêineres. O ideal seriam 2 mil pares para atender a logística do sistema mecanizado.

Galeria de imagens
1 de 2 imagens

Foto por Andréia Copini

Foto por Codeca