1. Início
  2. Notícias
  3. 2022
  4. Janeiro

Covid-19: vacinação de crianças está aberta em Caxias do Sul

Campanha iniciou na manhã desta quarta-feira (19/01) pelos pequenos de 5 a 11 anos com comorbidades

Atualizada dia

Um ano após a vacinação do primeiro adulto contra a covid-19 em Caxias do Sul, está aberta uma nova etapa: a imunização de crianças de 5 a 11 anos. O primeiro imunizado é Davi Monteiro Barcelos, de oito anos, com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Davi foi levado pela mãe, a professora aposentada Jussara Monteiro Cavalcante, 47.

“Estou muito feliz por saber que agora ele estará mais protegido e que fazemos parte deste processo de espera por dias melhores”, disse a mãe, que já recebeu duas doses, emendando um recado para os pais e mães que têm receio de levar os filhos fazer a vacina: “A vacina é muito importante, ainda mais porque eles estão na escola, convivendo com outras crianças. Também quero agradecer a todos os profissionais de saúde, que estão fazendo todos os esforços por nós”.

Davi ensaiou em casa, com a mãe, um chamado especial: “Amiguinhos, venham tomar a vacina”, disse, com apoio da mãe. Logo depois dele foi a vez da segunda criança imunizada em Caxias, a pequena Yasmin do Amaral Gomes, seis, com obesidade.

A dose do imunizante da Pfizer foi aplicado pela técnica em enfermagem Andrea Holzschuh, 48 anos, na UBS São Leopoldo. A enfermeira Jocilene Galvan, 34, ajudou a acalmar as crianças.

O ato marcou o início da vacinação de crianças contra a covid-19, que nesta quarta-feira atende aos meninos e meninas de 5 a 11 anos com comorbidades e, na quinta-feira (20/01), os de 10 e 11 sem comorbidades.

“É um dia de muita alegria, porque exatamente um ano depois de começarmos a vacinação, chega o momento das crianças. Nossas equipes estão preparadas para mais este importante desafio, que vai nos ajudar a avançar no índice de imunização em nosso município”, apontou a secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi, que também conversou com as crianças logo após a vacinação.

Também estiveram presentes no ato a titular da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (5ª CRS), Cláudia Daniel, e o diretor-executivo da SMS, Dino de Lorenzi.

Galeria de imagens
1 de 6 imagens

Foto por João Pedro Bressan

Foto por João Pedro Bressan

Foto por João Pedro Bressan

Foto por João Pedro Bressan

Foto por João Pedro Bressan

Foto por João Pedro Bressan