1. Início
  2. Notícias
  3. 2022
  4. Janeiro

Estiagem: usuários e agricultores vinculados à FAS e ao Pronaf terão isenção da taxa do caminhão-pipa

Decreto foi assinado e publicado na manhã desta quarta-feira (12/01)

Atualizada dia

Durante a vigência do decreto de situação de emergência, nos locais não atendidos por redes e sistemas de abastecimento de água potável para consumo humano, o caminhão-pipa do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) poderá ser solicitado com valor diferenciado. O decreto 21.891, que orienta sobre a tarifa, foi assinado pelo prefeito Adiló Didomenico e publicado nesta quarta-feira (12/01).

Hoje, a taxa para abastecimento por meio do caminhão-pipa é de R$ 267, 60 para uma carga de 15m³. Aos usuários que residirem, mediante comprovação da situação social, por meio do Cadastro Único, junto à Fundação de Assistência Social (FAS), e agricultores que comprovarem vínculo por meio da Declaração de Aptidão do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), enquadradas nos grupos A, B ou A/C, terão isenção total da taxa.

Conforme o diretor-presidente do Samae, Gilberto Meletti, essa é mais uma forma que a Prefeitura de Caxias encontrou para auxiliar os agricultores que estão sofrendo com a estiagem. “As altas temperaturas e as fortes secas têm atingido de forma severa os agricultores. Para auxiliar a minimizar os impactos da estiagem, o Samae, por meio de um decreto, estipulou isenção e desconto na taxa do caminhão-pipa às localidades que utilizam fontes naturais e ou poços artesianos para consumo humano”, explica. Para solicitar o abastecimento o usuário deve ligar no telefone 115 e fazer um cadastro. O decreto tem vigência de 180 dias.

Foto por João Pedro Bressan