1. Início
  2. Notícias
  3. 2022
  4. Janeiro

Festa da Uva obtém R$ 80 mil para viabilizar o Espaço das Agroindústrias

Anúncio foi feito ao diretor de Agricultura, Rudimar Menegotto, nesta segunda-feira, pela secretária estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Silvana Covatti

Atualizada dia

O diretor de Agricultura da Comissão Comunitária da Festa da Uva e secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Caxias do Sul, Rudimar Menegotto, participou, na segunda-feira (10), de reunião com a titular da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Silvana Covatti, em Porto Alegre. Menegotto recebeu da secretária a garantia de R$ 80 mil para viabilizar os espaços das agroindústrias no evento.

Segundo Menegotto, o valor é oriundo do Programa Estadual de Agricultura Familiar (PEAF), ação da secretaria que apoia a agroindústria e agricultura familiar. “O recurso permitirá a estruturação do espaço para as agroindústrias exporem seus produtos, contemplando os estabelecimentos que integram o programa”, explica. O PEAF tem como objetivos apoiar e fomentar a agroindústria familiar, gerando renda e qualidade de vida no campo, e agregando valor aos produtos, além de valorizar a produção agrícola das famílias.

Menegotto presenteou a secretária Silvana Covatti com uvas de mesa de Caxias do Sul, da variedade núbia. Também participaram do encontro a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares, Benardete Boniatti Onsi, e a coordenadora regional da Seapdr (Serra), Lucimar Rodrigues.

Em Caxias do Sul, existem atualmente 22 agroindústrias que se enquadram no programa estadual. Em todo o estado são 1.589 estabelecimentos. O Município de Caxias do Sul possui registro de 2.752 estabelecimentos rurais ligados à agricultura familiar, o que corresponde a aproximadamente 3,5 mil famílias na atividade.

Galeria de imagens
1 de 2 imagens

Foto por Seapdr, Divulgação

Foto por Seapdr, Divulgação