1. Início
  2. Notícias
  3. 2022
  4. Janeiro

Jardim Botânico recebe primeiras visitas de estudantes no ano

Escolas que têm interesse em participar do roteiro pelo local podem se inscrever na Secretaria do Meio Ambiente

Publicada dia

O setor de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) realizou, nos dias 11 e 13 de janeiro, os primeiros roteiros de 2022 no Jardim Botânico, em Caxias do Sul. As primeiras visitas foram feitas com os alunos do Sesc e conduzidas pelas educadoras ambientais Poliana Blau, Gabriela Anzanello, Franciele Saling Vieira e Tatiana Vergani.

Os alunos tiveram a oportunidade de compreender um pouco mais sobre a fauna e flora da região. Houve a conscientização sobre a importância do meio ambiente e ações para sua proteção. Aprenderam também sobre diversas espécies de plantas, principalmente as que fazem parte do cotidiano local, entendendo sua evolução e função.

De acordo com Poliana Blau, é importante que os estudantes visitem o Jardim Botânico para que possam ter a oportunidade de se conectar com a natureza e valorizar a conservação vegetal, pois atualmente a maioria dos estudantes tem contato apenas com o espaço urbanizado. O roteiro desenvolvido com os estudantes também objetiva conscientizar sobre a importância de se preservar o meio ambiente e os recursos que oferece, bem como obter informações sobre plantas que fazem parte do dia a dia, entendendo a evolução e utilidade, ressaltando a importância das espécies vegetais para a vida na Terra.

O Jardim Botânico que, nesse ano, completa três décadas, tem diversas funções, como científica, educacional, social, estética, histórica e ecológica. Ele é reservado para fins educativos, como preservação da natureza, estudo da medicina e biologia, mas seu objetivo principal é elevar o conhecimento e a consciência ambiental.

A Semma está com agenda aberta para escolas municipais, estaduais e particulares interessadas em organizarem visitas de alunos. Para marcar roteiro, o contato deve ser feito pelo telefone (54) 3901.1445, ramal 6, ou eduamb.semma@gmail.com.

Galeria de imagens
1 de 4 imagens

Foto por Vanessa Abreu Teixeira

Foto por Vanessa Abreu Teixeira

Foto por Vanessa Abreu Teixeira

Foto por Vanessa Abreu Teixeira