1. Início
  2. Notícias
  3. 2022
  4. Janeiro

Jogos Coloniais da Festa da Uva movimentam o centro da cidade neste sábado

Nova modalidade, corrida do salame, foi acrescentada às provas

Publicada dia

A Diretoria de Esportes da Comissão Comunitária da Festa da Uva promoveu, nesse sábado (22/01), a abertura oficial dos Jogos Coloniais. A cerimônia, seguida das primeiras provas, ocorreu na Praça Dante Alighieri (Av. Júlio de Castilhos) com a presença dos integrantes da Comissão Comunitária, das Soberanas, Embaixatrizes, secretários municipais, vereadores, do Embaixador Digital da Festa, Pedro Pastore e do cartunista Carlos Henrique Iotti, que desenhou a identidade visual dos jogos. O Bispo Dom José Gislon deu a bênção a todos no início das provas, que também contou com a participação da comunidade que passava pela praça.

Os jogos coloniais terão este ano 12 modalidades: arremesso de queijo, fazer bíguli, corrida de carriola, debulhar milho, corrida de plantadeira, amassar uvas com os pés, corrida de trator, cocanha (pau de sebo), chute a gol, corrida de saco e mini 48 (bochinha) e a corrida de salame, apresentada nesse sábado.

Na ocasião, a rainha Pricila Zanol, que participou de várias provas com as princesas Bianca Fabro Ott e Bruna Mallmann, ressaltou que os jogos coloniais integram a comunidade e as famílias à Festa.

O diretor de Esportes e titular da Secretaria de Esportes e Lazer, Gabriel Citton, agradeceu a equipe que está por trás da organização dos jogos, muitos de forma anônima, que são os que fazem as coisas acontecer.

O presidente da Festa da Uva, Fernando Bertotto, agradeceu a participação da imprensa. "Vocês são fundamentais para a divulgação da Festa e ao incentivo à vacinação nesse momento tão importante. É uma satisfação retomar os jogos coloniais, após cinco anos parados. Eles movimentam o interior e são a alma da Festa da Uva", discursou.

Os Jogos Coloniais estão divididos em 15 etapas. No próximo sábado (29/01) será a vez da comunidade da Linha 40 participar. Já no domingo (30/01), Galópolis irá sediar a terceira fase da competição (o cronograma completo está no www.festadauva.com.br). São patrocinadores Café Bom Jesus, Orquídea Alimentos, Supermercados Andreazza, Tudo Agrícola Mahindra e Sicredi e apoiadores Sorvelândia e Sucos de Uva Aliança.

A 33ª edição da Festa Nacional da Uva será realizada de 18 de fevereiro a 06 de março em Caxias do Sul. O evento tem o patrocínio de Banrisul, Bitcom Celular, Empresas Randon, Marcopolo, Prefeitura de Caxias do Sul, Sicredi Pioneira, Simecs - Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região, o apoio de Orquídea Alimentos, Samburá, Solus Incorporadora, Supermercados Andreazza, Tri Legal e são parceiros Pisani Plásticos, Postos Pedrotti e Unimed.

Galeria de imagens
1 de 4 imagens

Foto por Andréia Copini

Foto por Andréia Copini

Foto por Andréia Copini

Foto por Andréia Copini