Em resposta a informações inverídicas, postadas em canais de redes sociais, a Administração de Caxias do Sul esclarece que a liberação para a realização do Carnaval na cidade está obrigatoriamente condicionada à situação da pandemia do coronavírus. Isto está acertado entre as secretarias da Cultura e do Urbanismo e entidades responsáveis pelos blocos. Nesta segunda-feira (17/01), o Gabinete de Crise terá nova reunião para definir o reforço nos protocolos.
Há de se acrescentar, para que se assegure informações reais e não desinformações como as que são veiculadas, que as escolas de samba, sensibilizadas pelo momento sanitário, cancelaram os encontros que estavam previamente programados para seus bairros. Também blocos carnavalescos têm adotado decisões semelhantes.
Outra polêmica desnecessária é com relação ao uso obrigatório da máscara. A Prefeitura de Caxias do Sul nada mais está fazendo do que cumprindo decretos existentes: federal (Lei 14.019, publicada em setembro de 2020), estadual e municipal. Estes decretos sempre estiveram em vigor, estabelecem o item como de uso obrigatório e penalizam quem não cumpre a norma.
No período em que a pandemia esteve mais controlada, a fiscalização do Urbanismo e o Gabinete de Crise adotaram o bom senso para a não aplicação de multas, nem mesmo advertências. Com o agravamento do cenário, foi necessário retomar a fiscalização. Não é interesse multar os cidadãos, mas conscientizar e orientar, enfatizando a importância da máscara para a defesa da saúde de todos.
Também com objetivo de desinformar algumas postagens tentam dar a entender que a multa é aplicada exclusivamente em Caxias. Basta consultar sites de notícias sérios para que se confirme que tanto estados, como prefeituras, intensificaram a fiscalização do uso de máscara e aplicando multas desde o final do ano passado. Apenas, como exemplos, estado de São Paulo, e prefeituras de Maringá (PR) e Niterói (RJ).
Também será intensificada a fiscalização no transporte coletivo para, se necessário, exigir da concessionária reforço na frota nos horários de pico, quando aumenta o número de usuários. Esta Administração não se curva à concessionária, mas busca o equilíbrio para a prestação de um serviço de qualidade e de operação rentável.
A Administração de Caxias do Sul, independentemente das versões distorcidas e fantasiosas que são postadas nas redes sociais, seguirá defendendo a ciência, que prioriza vacina, o uso da máscara, distanciamento social e a higienização frequente das mãos. Sabedora que grupos continuarão na sua estratégia de tentar desinformar a comunidade em geral, a Administração seguirá buscando o melhor para a maioria da população, esta sim interessada em convivência civilizada e decidida a colaborar em encontrar soluções para os problemas. Esta Administração está aberta ao diálogo e convoca estes grupos que só atuam nas redes a agendarem reuniões com o prefeito e secretários para apresentarem e discutirem saídas que contemplem os interesses da maioria.