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  3. 2022
  4. Janeiro

Prefeita em exercício e titular da SMED visitam escolas do Ver Verão

Projeto busca a recuperação de aprendizagem dos estudantes

Atualizada dia

Na manhã desta quarta-feira (19.01) duas escolas da Rede Municipal de ensino de Caxias do Sul, integrantes do Projeto Ver Verão, receberam visitas da prefeita em exercício, Paula Ioris, e da titular da Educação, Sandra Negrini. Os encontros aconteceram na EMEF Presidente Castelo Branco, no bairro Fátima, e na EMEF Manoel Pereira dos Santos, no bairro Centenário, respectivamente.

O Projeto Ver Verão foi desenvolvido com o objetivo de implementar um processo de recuperação de aprendizagem dos estudantes acompanhados pelo Avalia Caxias.

A secretária Sandra ficou muito otimista com a acolhida nas escolas. “As crianças estavam bem motivadas. É uma alegria muito grande ver as crianças lá estudando e aceitando o desafio de vir durante as fárias para se desenvolverem cada vez mais no aprendizado. Da mesma forma, fiquei muito feliz com as escolas aceitando o desafio que a SMED propôs. Conversamos com as equipes diretivas, os professores e crianças e percebemos a motivação. Fomos muito bem recebidos por todos”.

A prefeita em exercício ressaltou a importância das crianças e famílias terem a oportunidade das aulas durante as férias, tanto pelo aprendizado quanto pela oportunidade de convivência. “Eu senti uma alegria muito grande com essa iniciativa da SMED, porque é criativo a gente poder associar o que é necessário com que é prático. O que é necessário é que as nossas crianças que têm alguma dificuldade de aprendizagem que foi detectada pela avaliação, tenham uma oportunidade de nesse período de estarem retomando conteúdos. E o que é prático, também isso é bom para os pais, especialmente aqueles que trabalham e não tem onde deixar as crianças. Temos que enaltecer a iniciativa das escolas que aderiram, porque é bom que se saiba, houve a iniciativa da Secretaria que lançou, mas as escolas aderiram conforme o seu desejo, seus planos e possibilidade de estrutura”, afirmou.

Idealizado em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), o Avalia Caxias foi realizado em outubro e novembro, com mais de 20 mil estudantes do 2º ao 9º anos do ensino público de Caxias do Sul. Com isso, escolas e Smed conseguiram apurar as principais necessidades do público. A partir dos resultados desta avaliação foi disponibilizado às escolas o projeto Ver Verão, que consiste, também, em otimizar os recursos investidos na educação durante o ano. Dedicado aos professores e gestores que trabalham no período de férias escolares, o projeto ocorre em janeiro e fevereiro.

Com o propósito central de auxiliar com as necessidades dos estudantes, o projeto pode ser desenvolvido seguindo três frentes: focado na alfabetização das crianças (direcionado aos três primeiros anos); nos anos iniciais (quarto e quinto anos); e nos finais (sexto ao nono anos). Ao todo, 14 escolas aderiram ao projeto, contemplando mais de 900 estudantes, e envolvendo 120 professores. “Foi um projeto pensado para unir a necessidade dos alunos com os recursos públicos investidos. É uma ação que já pensamos em continuidade no ano que vem. Vemos uma forma de potencializar a aprendizagem aos estudantes”, explicou Sandra.

O Ver Verão é visto como mais uma ação de impacto na educação de Caxias do Sul. Em 2021, alguns investimentos foram expressivos. Dentre eles, o fornecimento de 6.500 cromebooks para estudantes; mais de 40 mil kits de uniformes escolares para a rede de ensino; biblioteca virtual com mais de 30 mil títulos digitais; abertura de duas escolas de ensino fundamental; e nomeação de 120 novos professores.

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Foto por Vitória Bordin

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