1. Início
  2. Notícias
  3. 2022
  4. Janeiro

Saúde informa novos critérios para teste de covid-19 adotados pelo Estado

Medidas já estão válidas em todas as Unidades Básicas de Saúde

Publicada dia

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que, devido a mudanças de protocolos do projeto Testar RS do Governo do Estado anunciados em reunião na tarde desta quinta-feira (06/01), os testes de covid-19 passam a ser realizados com novos critérios. São aplicados os testes de antígeno (testes rápidos).

A nova orientação é para quem não tem sintomas: essas pessoas devem procurar o sistema de saúde apenas a partir do quinto dia de contato com caso positivo. Até chegar a data de ir fazer o teste, a pessoa sem sintomas, mas que contatou com um caso positivo, precisa usar corretamente a máscara (que segue sendo obrigatória para toda a população), evitar aglomerações, manter o ambiente de trabalho e casas arejadas, com as janelas abertas e higienizar as mãos. Pessoas que não têm sintomas ou que não tiveram contato com caso positivo devem seguir todas essas mesmas medidas de precaução, mas não acessarão o teste via UBS. Nada muda para pessoas com sintomas gripais, que seguem com a orientação de procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para realizar o teste de covid-19 tão logo apareçam os sinais.

Nesta quinta-feira, as UBSs registraram grande aumento do movimento em função da maior procura por testes. A SMS pede a compreensão da população e lembra que as Unidades realizam, além dos testes, todo o trabalho de rotina, como consultas, coletas de exames, vacinas de todo o calendário vacinal adulto e infantil, curativos e, parte delas, também a vacina contra a covid-19. “Também lembramos a população que, mesmo com o resultado negativo em mãos, não podemos nos descuidar, pois o uso de máscara ainda é a principal barreira para evitar o contágio pela covid-19, assim como todos os outros cuidados, etiqueta respiratória, higiene das mãos com água e sabão ou álcool em gel”, alerta a diretora da Atenção Primária em Saúde, Vanusa Prestes Perini. AS UPAs seguem sendo referência apenas para quadros graves, como falta de ar.

ENTENDA

Quem deve fazer o teste de covid-19

PESSOAS COM SINTOMAS GRIPAIS

  • Procurar uma UBS assim que iniciarem os sintomas

PESSOAS SEM SINTOMAS GRIPAIS QUE TIVERAM CONTATO COM CASO POSITIVO

  • Fazer o teste a partir do quinto dia após contato com caso positivo

Foto por Maicon Duarte