1. Início
  2. Notícias
  3. 2022
  4. Janeiro

Saúde oferta vacinação e testagem contra covid-19 neste sábado

Ação ocorre na Praça Dante Alighieri e em cinco unidades básicas de saúde

Atualizada dia

Cristiane Barcelos

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza neste sábado (15/01) mais um mutirão para vacinação e testagem contra covid-19. O trabalho ocorrerá na Praça Dante Alighieri e em cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Na Praça Dante, a ação será das 9h às 17h e, nas UBSs, das 9h às 14h. A Secretaria da Saúde explica que a realização de testagem se dará de acordo com a capacidade de atendimento em cada serviço. Por isso, senhas para a realização podem esgotar antes do horário final. A população pode ficar tranquila, pois a testagem seguirá sendo ofertada durante a semana em todas as UBSs (neste caso, cada pessoa deve procurar a sua UBS de referência). Desde a última segunda-feira (10/01) a UBS Centro de Saúde passou a operar como referência para testagem das 16h30 às 20h, também com entrega de senhas. Somente casos graves, como falta de ar, devem procurar uma UPA.

As vacinas do calendário vacinal, incluindo vacinação de crianças, serão retomadas a partir de quarta-feira (19/01) em algumas UBSs que ainda serão divulgadas pela SMS. O cronograma para vacinação de crianças contra covid-19 será informado na próxima semana, com data de início prevista para quarta-feira. Na próxima semana, também com previsão a partir de quarta-feira, a SMS iniciará a aplicação da quarta dose para pessoas com imunossupressão. Locais e detalhes da campanha serão divulgados no início da semana.

Neste sábado também haverá vacina contra Influenza/gripe na Praça Dante e nas cinco UBSs abertas. Só deve buscar esse imunizante quem não se vacinou em 2021, visto que a campanha de 2022 ainda não começou.

SÁBADO (08/01)

  • Praça Dante Alighieri: 9h às 17h
  • UBSs Cinquentenário, Cruzeiro, Eldorado, Esplanada e Desvio Rizzo: 9h às 14h

Todas ofertam

  • Testes rápidos contra covid-19 (conforme a capacidade de cada serviço e senhas podem esgotar antes do horário final)
  • Vacina contra Influenza

Locais para primeira dose para adultos (18 anos ou mais), segunda dose de Coronavac e reforço da Janssen

  • Praça Dante Alighieri
  • UBS Cinquentenário

Locais para primeira dose para adolescentes (12 a 17 anos), segunda dose para quem fez AstraZeneca ou Pfizer e terceira dose

Praça Dante Alighieri

UBSs Cinquentenário, Cruzeiro, Eldorado, Esplanada e Desvio Rizzo

DATAS PARA SEGUNDA DOSE

AstraZeneca/Oxford e Pfizer/Biontech

  • Sábado: pode ir quem fez primeira dose dia 20/11 ou antes

Coronavac/Butantan

  • Sábado: pode ir quem fez primeira dose dia 18/12 ou antes

DATAS PARA TERCEIRA DOSE

Pessoas de 18 anos ou mais

  • Sábado: pode ir quem fez segunda dose dia 15/09 ou antes

Pessoas de 18 anos ou mais com imunossupressão

  • Sábado: pode ir quem fez segunda dose dia 18/12 ou antes

DATA PARA REFORÇO DA JANSSEN

  • Pessoas de 18 anos ou mais que foram vacinadas com Janssen há dois meses ou mais

DOCUMENTAÇÃO

  • 18 anos ou mais: documento pessoal com foto, CPF e Cartão SUS (se tiver)
  • Adolescentes: carteira de vacinação, documento oficial com foto ou certidão de nascimento, CPF e Cartão SUS (se tiver). Jovens de 12 a 15 anos: ir acompanhado dos pais ou responsáveis OU levar autorização assinada (disponível em tinyurl.com/covid-adolescente). Para 16 e 17 anos, essa exigência não é necessária
  • Segunda e terceira doses e reforço da Janssen: levar também a carteira de vacinação
  • Terceira dose (de reforço): levar também a carteira de vacinação; pessoas com imunossupressão (tinyurl/imunossuprimidos) devem comprovar comorbidade (atestado médico que confirme a comorbidade OU receita médica que comprove a doença e que tenha sido emitida há menos de um ano)