Por meio do telefone 115, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) realizou 37.356 atendimentos à população em 2021. As principais demandas foram relacionadas a informações gerais e sobre faltas d’água, dúvidas sobre valores da conta e solicitação de serviço de conserto em cavalete.
O mês que concentrou o maior número de atendimentos foi julho, totalizando 11.715. Eduardo Schio, gerente de Atendimento Personalizado, explica que, em anos anteriores aos de 2020 e 2021, o mês de julho sempre apresentou demanda maior, provavelmente provocado pelas férias do período. O mês com o menor número de solicitações via 115 foi junho, com 7.828 registros.
O Samae disponibiliza três canais de atendimento à comunidade: seção de informação à população pelo telefone 115, loja de atendimento presencial e plataforma via WhatsApp pelo número (54) 9 9180-0893. Seja qual for o canal de atendimento escolhido, é importante que o consumidor tenha em mãos uma fatura de água, preferencialmente atualizada. No documento constam, entre outras informações, os códigos do consumidor (principal informação de acesso ao sistema) e do hidrômetro, ambos únicos para cada ponto de consumo.
Foto por Laura Piola