A Secretária Municipal da Cultura, através da Unidade de Arte e Cultura Popular, apresenta a exposição Uva: Regina dell'abbondanza, de 03 de fevereiro a 10 de março, de segunda a sexta, das 9h às 17h, no hall de entrada da SMC. O evento em homenagem à rainha maior de nossa cidade, a Uva, é totalmente gratuito, seguindo todos os protocolos sanitários de prevenção ao Covid-19.
O objetivo é homenagear a fruta que abastece a mesa de grande parte da população caxiense, e que também é fonte de renda para inúmeras famílias da serra gaúcha.
A história da fruta começou muito antes da imigração italiana para a nossa região. De acordo com uma LENDA, uma linda mulher encantava a todos por onde passava com sua beleza estonteante. Contudo, sua maior qualidade era a generosidade e o amor ao próximo. Após uma grande seca no vilarejo que morava, a menina, comovida pela situação, fez uma promessa aos Deuses, todos os dias ela iria ao local da seca e rezaria em clemência pelo seu povo, pelo período que os deuses julgassem necessário, para que o povoado voltasse a prosperar.
Após semanas de suplência e devoção, a menina clamou aos céus para que sua promessa fosse atendida, sem nenhum aval, lágrimas começaram a cair no rosto dela, pousando na terra sobre seus pés, na qual se encontrava seca e vazia. A jovem, cansada de implorar sem nenhum resultado, finalmente desistiu de sua missão e voltou para casa. No dia seguinte, os moradores do povoado, ao acordarem, se depararam com uma pequena muda no meio da terra escura. Surpreendido, o povo caiu de joelhos e iniciou uma reza aos céus, agradecendo pela dádiva divina. Com o tempo, a pequena muda se transformou em um lindo parreiral, farto de belos cachos de um fruto desconhecido aos olhos do povoado. Em forma de agradecimento, o povo colocou o nome da fruta em homenagem a jovem que tornou possível o triunfo do vilarejo, dando seu nome, Uva, para a fruta divina.
Algumas gerações depois, os imigrantes italianos chegaram à serra gaúcha, frustrados por serem enganados pelo governo de sua terra mãe na crença de que após a longa viagem pelo oceano atlântico, seriam recebidos por terras fartas e prontas para o cultivo. Ao desembarcarem ficaram chocados ao encontrar uma área sem preparo para o plantio, sem moradias e sem um projeto para seu futuro. Assim como na história, a uva foi a salvação dessas pessoas e ajudou na criação de uma sociedade próspera e moderna.
A exposição visa homenagear a história da fruta que mudou a trajetória de um povo inteiro (a narrativa acima é fictícia).
Serviço:
- Exposição Uva: Regina dell'abbondanza
- Data: de 03 de fevereiro a 10 de março
- Hora: de segunda a sexta, das 9h às 17h
- Local: no hall de entrada da SMC, na Rua Dr. Augusto Pestana, nº 50, no bairro São Pelegrino.