1. Início
  2. Notícias
  3. 2022
  4. Janeiro

Unidade de Arte e Cultura apresenta exposição Uva: Regina dell'abbondanza

O evento acontece de 03 de fevereiro a 10 de março, no hall de entrada da SMC

Publicada dia

A Secretária Municipal da Cultura, através da Unidade de Arte e Cultura Popular, apresenta a exposição Uva: Regina dell'abbondanza, de 03 de fevereiro a 10 de março, de segunda a sexta, das 9h às 17h, no hall de entrada da SMC. O evento em homenagem à rainha maior de nossa cidade, a Uva, é totalmente gratuito, seguindo todos os protocolos sanitários de prevenção ao Covid-19.

O objetivo é homenagear a fruta que abastece a mesa de grande parte da população caxiense, e que também é fonte de renda para inúmeras famílias da serra gaúcha.

A história da fruta começou muito antes da imigração italiana para a nossa região. De acordo com uma LENDA, uma linda mulher encantava a todos por onde passava com sua beleza estonteante. Contudo, sua maior qualidade era a generosidade e o amor ao próximo. Após uma grande seca no vilarejo que morava, a menina, comovida pela situação, fez uma promessa aos Deuses, todos os dias ela iria ao local da seca e rezaria em clemência pelo seu povo, pelo período que os deuses julgassem necessário, para que o povoado voltasse a prosperar.

Após semanas de suplência e devoção, a menina clamou aos céus para que sua promessa fosse atendida, sem nenhum aval, lágrimas começaram a cair no rosto dela, pousando na terra sobre seus pés, na qual se encontrava seca e vazia. A jovem, cansada de implorar sem nenhum resultado, finalmente desistiu de sua missão e voltou para casa. No dia seguinte, os moradores do povoado, ao acordarem, se depararam com uma pequena muda no meio da terra escura. Surpreendido, o povo caiu de joelhos e iniciou uma reza aos céus, agradecendo pela dádiva divina. Com o tempo, a pequena muda se transformou em um lindo parreiral, farto de belos cachos de um fruto desconhecido aos olhos do povoado. Em forma de agradecimento, o povo colocou o nome da fruta em homenagem a jovem que tornou possível o triunfo do vilarejo, dando seu nome, Uva, para a fruta divina.

Algumas gerações depois, os imigrantes italianos chegaram à serra gaúcha, frustrados por serem enganados pelo governo de sua terra mãe na crença de que após a longa viagem pelo oceano atlântico, seriam recebidos por terras fartas e prontas para o cultivo. Ao desembarcarem ficaram chocados ao encontrar uma área sem preparo para o plantio, sem moradias e sem um projeto para seu futuro. Assim como na história, a uva foi a salvação dessas pessoas e ajudou na criação de uma sociedade próspera e moderna.

A exposição visa homenagear a história da fruta que mudou a trajetória de um povo inteiro (a narrativa acima é fictícia).

Serviço:

  • Exposição Uva: Regina dell'abbondanza
  • Data: de 03 de fevereiro a 10 de março
  • Hora: de segunda a sexta, das 9h às 17h
  • Local: no hall de entrada da SMC, na Rua Dr. Augusto Pestana, nº 50, no bairro São Pelegrino.