1. Início
  2. Notícias
  3. 2022
  4. Março

Caxias do Sul é a quarta melhor cidade da Região Sul no Índice de Concorrências de Municípios Brasileiros 2021

Indicador busca proporcionar disseminação de boas práticas entre cidades brasileiras

Atualizada dia

Na quinta-feira (24/03), foi realizado o evento que divulgou os resultados do Índice de Concorrência dos Municípios Brasileiros 2021 (ICM). Caxias do Sul foi uma das 61 cidades do Brasil selecionadas pelo Ministério da Economia para participar. Na região Sul do país, nove cidades participaram dos indicadores e Caxias foi o quarto melhor ranqueado da região e 17º no comparativo geral.

O projeto busca proporcionar um diagnóstico e identificação de boas práticas pelo país, além da disseminação destas ideias. Além de incentivo à melhoria institucional, o ICM serve também como ferramenta para atração de investimentos estrangeiros nas cidades brasileiras. O indicador está à disposição dos municípios para estruturarem e implementarem inovações legislativas trazidas pela Lei de Liberdade Econômica e pela Lei de Ambiente de Negócios, além de outras regulamentações discutidas em âmbito federal.

A vice-prefeita Paula Ioris participou da reunião virtual de lançamento dos resultados do índice 2021. “Ficamos em uma posição boa, mas seguimos a ideia de que o Índice estimula a comparação não com outras cidades, mas com as nossas boas práticas e ações, saber como evoluímos e analisar avanços. Caxias é uma cidade que vem agindo baseada em indicadores. Somos adeptos da ciência de dados e entendemos que trabalhar em cima destes índices é uma boa forma de sermos consistentes na gestão. Entendemos também que um dos fatores que podem ter nos ajudado a alcançar uma boa pontuação no ICM é a dedicação dos servidores nas ações de resposta. A construção de um plano voltado a estas práticas é um legado não só para esta gestão, mas para Caxias”, destacou a vice-prefeita.

A cidade de Caxias se destacou em alguns tópicos de análise, como as boas práticas de Segurança Jurídica, onde foi a segunda cidade melhor avaliada da Região Sul, só atrás de Maringá-PR. No entanto, uma das principais avaliações índice é de que o ICM não é um instrumento de competição entre os municípios brasileiros. Ao invés disso, os indicadores devem ser vistos como uma ferramenta de auxílio ao gestor público em seu processo de planejamento e tomada de decisão. O projeto foi lançado em setembro de 2021 e apresentou seu primeiro resultado.

Os estados da região Sul foram representados pelas cidades de Curitiba, Londrina, Maringá, Caxias do Sul, Pelotas, Porto Alegre, Santa Maria, Florianópolis e Joinville. Ao todo, esses municípios abrigam 22% da população da região juntos.

Os resultados e mais informações do ICM estão disponibilizados para análise dos municípios em https://www.gov.br/economia/pt-br/acesso-a-informacao/reg/indice-de-concorrencia-dos-municipios-brasileiros-icm/resultados/resultados/.

Foto por Bianca Prezzi