1. Início
  2. Notícias
  3. 2022
  4. Abril

Campanha contra gripe vacina 18,9% do público-alvo de idosos na primeira semana

Primeira fase contempla pessoas de mais de 60 anos e profissionais de saúde

Publicada dia

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que 18,9% das pessoas com 60 anos ou mais e 6,4% dos trabalhadores da saúde se vacinaram na primeira semana da 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) em Caxias do Sul. A ação teve início no dia 04/04. “Gostaríamos de frisar que a vacina é a principal forma de prevenção de doenças. Então, é importante que os integrantes dos grupos prioritários busquem os serviços de saúde para fazer a vacina”, destaca a diretora da Vigilância em Saúde, Juliana Argenta Calloni.

A primeira etapa da campanha contra a gripe segue até 2 de maio nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas ações de vacinação com o ônibus da Cruz Vermelha. A SMS lembra que continua, também, a 8ª Campanha Nacional de Seguimento e Vacinação de Trabalhadores da Saúde contra o Sarampo, voltada à atualização da situação vacinal para profissionais de saúde. A vacina contra o sarampo está disponível em UBSs nas quartas e sextas-feiras.

Até 02/05

1ª etapa Vacinação contra Influenza/ gripe

  • Público-alvo: pessoas de 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde

1ª etapa Vacinação contra o sarampo

  • Público-alvo: trabalhadores de saúde com esquema vacinal incompleto (esquema completo tem duas doses da vacina tríplice viral)

03/05 a 03/06

2ª etapa Vacinação contra Influenza/gripe

  • Público-alvo: crianças (de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes, jovens em medidas socioeducativas e povos indígenas

2ª etapa Vacinação contra o sarampo

  • Público-alvo: crianças de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias (independentemente da situação vacinal contra a doença)

Datas e horários para vacinação

  • UBSs Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Eldorado, Reolon e Vila Ipê: 8h às 19h
  • Demais UBSs (exceto Madureira e Salgado Filho): 8h às 16h
  • Influenza (gripe): segunda a sexta-feira
  • Sarampo: quartas e sextas-feiras