1. Início
  2. Notícias
  3. 2022
  4. Abril

Dia D contra gripe e sarampo é neste sábado (30/04)

Todas as UBSs estarão abertas das 8h às 17h

Publicada dia

Neste sábado (30/04), todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abertas para o Dia D contra a Influenza (gripe) e contra o sarampo. A ação será das 8h às 17h.

No sábado passa a ser ampliado o público-alvo da vacinação contra a Influenza (gripe). Além das pessoas de 60 anos ou mais, crianças (de seis meses a menos de cinco anos) e profissionais de saúde, que já fazem parte da fase atual, poderão se vacinar gestantes, puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas. A campanha para todos esses públicos segue até 03/06.

Para o sarampo, a campanha é voltada aos profissionais de saúde e às crianças de seis meses a menos de cinco anos. Os profissionais de saúde devem atualizar a situação vacinal (precisam estar imunizados com duas doses da vacina tríplice viral); no caso das crianças, todas as da faixa etária mencionada devem receber a dose. Esses públicos também serão vacinados até 03/06.

Até o momento, a taxa de vacinação contra Influenza/ gripe em Caxias do Sul é de 36% para pessoas de 60 anos ou mais; 33,8% para trabalhadores de saúde e 1,5% para crianças (etapa iniciada na segunda-feira, 25/04). A vacinação contra o sarampo, iniciada na segunda-feira para crianças, tem taxa de 1,29% doses aplicadas até o momento.

No sábado não haverá vacinação contra covid-19 nem vacinas do calendário vacinal de rotina nas UBSs. O serviço de vacinação contra covid-19 para o final de semana será divulgado oportunamente.

A 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) e a 8ª Campanha Nacional de Seguimento e Vacinação de Trabalhadores da Saúde contra o Sarampo têm públicos-alvo definidos pelo Ministério da Saúde.

Serviço

Dia D contra Influenza (gripe) e sarampo

  • Quando: Sábado 30/04
  • Onde: Todas as UBSs
  • Horário: 8h às 17h

Público-alvo:

Influenza (gripe) - pessoas de 60 anos ou mais, crianças (de seis meses a menos de cinco anos), profissionais de saúde, gestantes, puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Sarampo - crianças de seis meses a menos de cinco anos e profissionais de saúde.

Foto por João Pedro Bressan