1. Início
  2. Notícias
  3. 2022
  4. Abril

Saúde inicia nesta quarta (27/04) serviço especializado para acidentes com materiais biológicos

O objetivo é qualificar o atendimento prestado

Publicada dia

A Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat), inicia nesta quarta-feira (27/04) a operação do serviço do Ambulatório de Seguimento ao Acidente Ocupacional com Material Biológico. O atendimento é voltado para qualquer trabalhador que sofrer algum acidente com material biológico, como por exemplo contato de mucosas com sangue ou secreções ou ferimento perfurocortante com agulhas e outros materiais.

O serviço tem o objetivo de qualificar o atendimento, por meio da oferta de exames e do acompanhamento de cada caso. Para se ter uma ideia, em 2021 foram registrados

206 acidentes de trabalho envolvendo materiais biológicos, número que segue a média dos últimos anos, de 200 casos anuais.

“Pensando que muitos pacientes não davam continuidade nas consultas e exames, decidimos criar este serviço como forma de garantir que o trabalhador receba o acompanhamento adequado”, aponta a diretora da Vigilância em Saúde do Trabalhador, Juliana Argenta Calloni.

O trabalhador que sofrer acidentes ocupacionais com material biológico passa por um primeiro atendimento nas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs). Em caso de necessidade, o paciente é encaminhado ao Ambulatório de Seguimento ao Acidente Ocupacional com Material Biológico para acompanhamento médico por um período de até seis meses, com horário agendado.

Durante o mês de abril, representantes das equipes envolvidas participaram de capacitação (fotos) para alinhar os fluxos do novo serviço, cujo atendimento ocorrerá nas salas do Centro Especializado de Saúde (CES).

Para informações, o telefone de contato é o (54) 3223-6918, da Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat).

Galeria de imagens
1 de 3 imagens

Foto por Betânia Ramalho da Silva

Foto por Betânia Ramalho da Silva

Foto por Betânia Ramalho da Silva