1. Início
  2. Notícias
  3. 2022
  4. Abril

Secretaria de Trânsito divulga relatório trimestral do Aeroporto Regional Hugo Cantergiani

Dados se referem ao período de 1º de janeiro a 31 de março de 2022

Atualizada dia

A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), além da Fiscalização de Trânsito e das demais áreas em que atua, também é responsável pela administração aeroportuária do Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, através de um convênio com o Departamento Aeroportuário do Rio Grande do Sul. Nesta quinta-feira (28/04), a SMTTM anuncia o primeiro relatório trimestral das movimentações do terminal em 2022.

Ao todo, 34.272 passageiros circularam pelo terminal municipal nos primeiros três meses do ano. O número é inferior ao registrado no mesmo período de 2020, quando 38.263 passageiros circularam pelo local. No mesmo período, em 2021, o aeródromo estava com operações restritas em virtude da pandemia. Atualmente, o aeroporto recebe voos regulares das companhias Azul e Gol. A Latam está em processo e deverá retomar operações a partir do segundo semestre deste ano.

Com destino a Guarulhos, em São Paulo, a Gol operou 71 pousos e 71 decolagens no trimestre, com o embarque de 8.978 passageiros e o desembarque de 8.970 pessoas. A Azul, que opera a linha entre Caxias do Sul e Campinas, no interior de São Paulo, apontou 76 pousos e 76 decolagens no período. Foram 7.083 passageiros embarcados e 7.111 desembarques. Devido às condições meteorológicas, três voos foram remanejados para outros terminais neste ano, totalizando 903 passageiros. Em 2020, foram cinco voos remanejados, totalizando 1.051 passageiros.

O Aeroporto Regional Hugo Cantergiani também recebe jatos particulares e voos fretados de cargas e passageiros. No primeiro trimestre de 2022, 382 pousos e decolagens de aeronaves privadas foram registrados no terminal, totalizando a movimentação de 1.227 pessoas. Também constam operações de transporte médico, de delegações de atletas – principalmente para o Campeonato Brasileiro –, e visitas de autoridades, como ministros, governadores e presidentes. Entre as aeronaves comerciais e privadas, foram registrados 1.058 pousos e decolagens no trimestre, com média diária superior a 11 ações.

Atualmente, o terminal possui três voos diários regulares, um da Azul e dois da Gol. Confira abaixo os horários praticados.

Galeria de imagens
1 de 3 imagens

Foto por Rodrigo Rossi

Foto por Rodrigo Rossi

Foto por Rodrigo Rossi