1. Início
  2. Notícias
  3. 2022
  4. Abril

Secretário de Parcerias Estratégicas participa em São Paulo de evento sobre PPPs

Infracast teve mesa de debates e visitas técnicas

Publicada dia

Nesta quinta e sexta-feira (28 e 29/04) o secretário de Parcerias Estratégicas, Maurício Batista, participou do Infracast evento voltado ao debate sobre o setor da infraestrutura e os diversos temas que compõem as Concessões, Parcerias Público-Privadas e Privatizações em execução ou estruturação no Brasil, que está sendo realizado na Bolsa de Valores de São Paulo.

No primeiro dia, autoridades do setor estiveram reunidas em uma mesa redonda para trocar experiências, aprendizados e inovações. Já nesta sexta, a programação incluiu uma visita técnica guiada pelo ao Centro de Controle Operacional da Linha 4 - Amarela de Metrô de São Paulo. É a primeira PPP do Brasil, eleita como um dos projetos mais inovadores em infraestrutura em todo mundo pela publicação Infrastructure 100 World Cities Edition. O secretário também visitou três hospitais da cidade que atuam com serviço médico do estado e infraestrutura do privado.

Segundo o secretário, um dos pontos mais relevantes deste evento foi a oportunidade de discutir questões importantes tanto na estruturação quanto no desenvolvimento das performances dos contratos, nas formas de estruturação de garantias ou definição de apresentação de garantias para estruturação dos projetos, além de como lidar efetivamente com o interesse de todas as partes relacionadas aos projetos, as formas de interlocução de como fazer.

“Trocar experiências foi o principal ponto do evento. Foi importante ver como cada um enfrenta os cenários, as ferramentas adotadas e as avaliações. Caxias do Sul precisa avançar muito quanto a discussão estrutura para o desenvolvimento de PPPs e concessões, mas estamos no caminho certo, estamos construindo o conhecimento, desenvolvendo a maturidade para poder enfrentar os desafios e os projetos complexos que temos na cidade. É importante pensar o depois do contrato, não somente resolver o problema do momento, mas pensar na operação que vai ser gerida”, comentou Batista.

O secretário de Parcerias do RS, Leonardo Busatto e o diretor de Parcerias do Estado do RS, Ramiro Zinder, também estavam presentes no evento.

Galeria de imagens
1 de 3 imagens

Fotos divulgação

Legenda Foto 2 - (da direita para a esquerda: secretário de Parcerias do RS; Leonardo Busatto, secretário Maurício; Secretário Executivo de Parcerias de Recife, Thiago Ribeiro; e o diretor de Parcerias do Estado do RS, Ramiro Zinder)