1. Início
  2. Notícias
  3. 2022
  4. Abril

XII Seminário Saúde do Trabalhador aborda prevenção a acidentes e doenças do trabalho

Neste ano o título oficial da campanha da Organização Internacional do Trabalho é “Vamos agir em conjunto para construir uma cultura positiva de segurança e saúde no trabalho”

Publicada dia

Na manhã desta sexta-feira (29/04) ocorreu o XII Seminário Saúde do Trabalhador - Caxias do Sul e Região, no plenário da Câmara Municipal de Vereadores. O evento realizado pelo Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest/Serra), ligado à Secretaria Municipal da Saúde, com apoio da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara de Vereadores, fez referência ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho e Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho, lembrados em 28 de abril.

A Secretária Municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi, fez um pronunciamento na abertura do evento, em que pontuou que “Este é momento de refletir, de discutir, de pensar em proposições que sejam efetivas para a prevenção de acidentes e de doenças ocupacionais, pensando no impacto que elas geram na vida das pessoas e no sistema de saúde. E nós, enquanto SMS, temos em nosso escopo o Cerest, composto por servidores municipais, que acompanham, contabilizam e fiscalizam essas situações”.

Durante sua palestra intitulada “Determinação social da doença”, a psicóloga Stellamaris Zanatta abordou diretamente a temática da campanha deste ano da Organização Internacional do Trabalho, citando que “Para não adoecer é preciso falar sobre sentimentos, e no trabalho se faz o contrário, falamos sobre o sentimento adoecido”.

O seminário, que foi aberto ao público e teve transmissão pelo canal e pelo youtube da TV Câmara Caxias, contou ainda com a palestra “Atualizações das Nrs”, ministrada pelo engenheiro químico e de segurança do trabalho Marino José Greco, e outra a respeito do “Panorama das Notificações de Acidentes Agravos Relacionados ao Trabalho em Caxias do Sul e Região”, conduzida pela fonoaudióloga do Cerest/Serra Nicieli Sguissardi. Ao final, houve espaço para perguntas e comentários.

Também estiveram presentes o médico do trabalho e coordenador do Cerest/Serra, Jairo Luis Zanella; o vereador Rafael Bueno (presidente da Comissão de Saúde da Câmara); o procurador do Ministério Público do Trabalho, Rodrigo Maffei; o engenheiro especialista em saúde do trabalhador da 5° Coordenadoria Regional de Saúde, Leandro Gandolfi.

Galeria de imagens
1 de 6 imagens

Foto por Betânia Ramalho da Silva

Foto por Betânia Ramalho da Silva

Foto por Betânia Ramalho da Silva

Foto por Betânia Ramalho da Silva

Foto por Betânia Ramalho da Silva

Foto por Betânia Ramalho da Silva