1. Início
  2. Notícias
  3. 2022
  4. Maio

Adoções de espaços públicos são retomadas em Caxias do Sul

Praças nos bairros Jardim América e São Pelegrino são as primeiras adotadas pela comunidade

Atualizada dia

Instituída em 2014, mas descontinuada três anos após, a lei de adoções de espaços públicos foi aprimorada na atual administração. Como marco da retomada, na sexta (20/05), foram assinados os termos das duas primeiras adoções pela iniciativa privada. A Ideias e Presentes Bazar e Papelaria, representada pela proprietária Sílvia Ana Bertin, assume a manutenção da praça localizada no Bairro Jardim América, enquanto o Condomínio Solar da Praça, representada por Janaína Colognese de Almeida, responderá pela Praça do Trem, em São Pelegrino.

O prefeito Adiló Didomenico argumentou que a adoção é interessante para a Administração, que ganha o reforço da comunidade nos cuidados dos espaços públicos, e para o adotante, que assegura visibilidade institucional. “Este é o início de uma parceria que repercutirá de forma imediata na limpeza e no embelezamento da cidade”, assinalou. A vice-prefeita Paula Ioris reforçou que uma cidade mais bonita também depende da iniciativa da comunidade, alegando que a Prefeitura não tem condições de absorver todas as demandas.

O secretário do Meio Ambiente, Osório Martins, reconheceu que a pasta não tem estrutura adequada para atender a cidade como ela merece. Por isso, considera fundamental a ajuda da população. “Não se trata de repassar compromissos à sociedade, mas de buscar parcerias para melhorar o atendimento. No caso das adoções vamos fazer a fiscalização dos espaços”, salientou. Como exemplo da preocupação com as áreas públicas, citou o Ecoparque, que estava abandonado, foi recuperado e hoje recebe em torno de 5 mil visitantes nos finais de semana.

O trabalho da Semma está concentrada, no momento, na renovação dos 150 espaços que já eram adotados. De acordo com Joserlei Goulart, responsável pelos contatos, a maioria já demonstrou interesse na renovação. Em paralelo está em curso um trabalho de prospecção de novos interessados.

A diretora-geral da Semma, Luzia Ester Santos Oss, enfatizou que o aprimoramento da lei buscou, principalmente, facilitar a adoção, que poderá ser feita via online por meio da plataforma Semmaweb (https://caxias.rs.gov.br/servicos/meio-ambiente/semmaweb). Também destacou que a placa de identificação foi reformulada, dando maior visibilidade ao parceiro. Produzida em madeira, será mais robusta. “Foi feita para despertar o interesse de adotantes”, indicou.

Para manifestar interesse basta preencher um cadastro com os dados solicitados e indicar qual a área escolhida. Também é possível apresentar um projeto de melhorias para o local. Ou ainda, propor a adoção total ou parcial do espaço, quando se tratar de áreas públicas maiores. Em troca do compromisso de cuidar do local, o adotante poderá – se assim desejar – aproveitá-lo para divulgação da própria marca por meio de uma placa padronizada.

O que pouca gente sabe é que oferta de áreas públicas para adoção, tanto por empresas ou organizações quanto por indivíduos, é ampla em Caxias do Sul: estão disponíveis parques, canteiros, jardins, praças, rótulas e viadutos, além de espaços passíveis de ajardinamento ou arborização urbana. Contudo, todas as solicitações são avaliadas pela equipe técnica da Semma. A aprovação depende do local, das suas especificidades e da proposta do possível adotante.

Uma vez aprovado o processo, o solicitante terá o custo da manutenção do espaço e da instalação da placa de divulgação da sua marca, quando for o caso. Em algumas áreas será necessária apenas a manutenção de roçada e plantio de flores; em outras, poderá haver necessidade de manutenção de mobiliário urbano. O tamanho do investimento depende das características da área e da proposta do adotante. “A ideia do projeto é despertar o sentimento de pertencimento na população, gerando efeito em todas as áreas do município. Acreditamos que a população terá um zelo especial por espaços que estejam aos seus cuidados”, ressalta a diretora. O ato foi acompanhado pela secretária de Governo, Grégora Fortuna dos Passos; vereadora Marisol Santos e pelo vereador Adriano Bressan.

Galeria de imagens
1 de 8 imagens

Foto por João Pedro Bressan

Foto por João Pedro Bressan

Foto por João Pedro Bressan

Foto por João Pedro Bressan

Foto por João Pedro Bressan

Foto por João Pedro Bressan

Foto por João Pedro Bressan

Foto por João Pedro Bressan