O Banco do Vestuário de Caxias do Sul tem como objetivo oferecer qualificação profissional às pessoas, ao mesmo tempo em que auxilia o meio ambiente e promove a geração de renda e desenvolvimento sustentável. A Ação está inserida no Programa de Geração de Trabalho, Emprego e Renda da Secretária de Desenvolvimento Econômico Trabalho e Emprego (SDETE).
O projeto “Um Novo Olhar Sobre o Baú da Vovó” é uma iniciativa do grupo de artesanato Imigrantes Della Montagna por meio da Lei de Incentivo à Cultura e empresas apoiadoras. O mesmo visa resgatar a cultura do artesanato pelo conhecimento de técnicas específicas, transmitidas de várias gerações, e também formar artesãos multiplicadores destas técnicas em suas comunidades. São 24 oficinas, sendo seis realizadas no Banco do Vestuário. Nesta etapa, foram capacitadas cerca de 40 pessoas em oficinas de decoupage, estamparia com carimbos, crochê em malhas e sacolas plásticas, frivoletê, crochê carreira única e bordado livre.
A vice-prefeita Paula Ioris participou da entrega dos certificados e parabenizou as alunas pelo trabalho desenvolvido. “Logo vocês estarão vendo vossa arte por aí e vão poder dizer, fui eu quem fiz. Que orgulho sabermos que este projeto deu vida às vossas vidas e que agora vocês estão qualificadas profissionalmente. Essas técnicas aprendidas agora são vossas, vocês que irão perpetuar o que aprenderam”, comentou.