1. Início
  2. Notícias
  3. 2022
  4. Maio

Caxias do Sul encaminha intercâmbio de soluções com São José dos Campos

Prefeito e vice conheceram modelo inteligente de gestão da cidade do interior paulista

Atualizada dia

O primeiro dia de visita da comitiva da Prefeitura de Caxias do Sul ao município de São José dos Campos, interior de São Paulo, se concentrou na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, no Parque Tecnológico e no Centro de Segurança e Inteligência. O prefeito Adiló Didomenico, a vice-prefeita Paula Ioris, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Elvio Gianni, e o professor da Universidade de Caxias do Sul e membro do grupo de pesquisa Citylivinglab, Rafael Perini, foram recebidos pelo prefeito Anderson Farias e equipes de trabalho das unidades visitadas. Com pouco mais de 700 mil habitantes, São José dos Campos é considerada a cidade mais inteligente do Brasil.

O prefeito Adiló Didomenico definiu como importante a visitada por oportunizar o contato com inúmeras novidades e confirmar como corretas algumas políticas já adotadas em Caxias do Sul. “Foi um dia de troca de experiências que abriu oportunidade para um intercâmbio permanente. Contatos futuros ocorrerão para dar sequência ao aprendizado que agora iniciamos. Conhecemos políticas que poderemos adotar em Caxias do Sul e formas de aprimorar outras que já implantamos”, discorreu.

Para a vice-prefeita, diante dos desafios existentes no município, os avanços são necessários, mas torna-se fundamental que a tomada de decisões seja baseada em dados. “Estamos conhecendo em São José dos Campos práticas que nos ajudarão na concretização de objetivos”, reforçou.

De acordo com o secretário Elvio Gianni, o parque tecnológico de 60 mil m² concentra em torno de 300 empresas, dentre eles o centro de inovação e tecnologia da Nestlé, além de universidades e entidades do setor produtivo. Está em fase de construção um complexo para módulos familiares. “Percebe-se que a cidade está muito avançada em segurança, mobilidade, saúde e tecnologia. Várias soluções podem vir a ser incorporadas em Caxias. Outras que já temos poderemos aprimorar”, citou.

À noite, o grupo participa da premiação da 9ª edição do Smart City Business Brazil Congress 2022, um dos principais eventos do país sobre cidades inteligentes. Caxias do Sul será uma das 24 cidades que receberá o Prêmio InovaCidade, que destaca iniciativas do poder público e de entidades privadas que causam impactos positivos na sociedade. Caxias foi selecionada pelo projeto “Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como norteadores da Gestão Pública por Indicadores”. A programação do congresso seguirá, na quarta e quinta, com palestras e reuniões estratégicas, em São Paulo. Dentre os temas, saneamento, implementação de parcerias público-privadas e implantação da tecnologia 5G.

Galeria de imagens
1 de 6 imagens

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação