1. Início
  2. Notícias
  3. 2022
  4. Maio

Caxias integra rede de incentivo à inovação e tecnologia para a Região Sul

Parceria foi formalizada nesta quarta-feira (04/05), durante evento internacional em Porto Alegre

Atualizada dia

As prefeituras de Caxias do Sul, Porto Alegre, Florianópolis, Joinville e Curitiba firmaram acordo visando à cooperação mútua em assuntos relacionados com a inovação, tecnologia e atração de novos negócios para a Região Sul do Brasil. O documento, assinado na tarde da quarta (04/05), durante painel que integrou a programação do South Summit Brasil, evento internacional que ocorre em Porto Alegre até a sexta, encaminha a oficialização da Tech Road, uma rota de incentivo à inovação e tecnologia para a região. O acordo foi firmado pelos prefeitos de Porto Alegre, Sebastião Melo; de Caxias do Sul, Adiló Didomenico; e de Joinville, Adriano Silva; e pelos representantes das prefeituras de Curitiba, Cris Alessi, e de Florianópolis, Juliano Pires.

Por meio da rede, as cidades projetam incremento nas ações de atração, geração e retenção de negócios, bem como de evolução de suas matrizes econômicas inovadoras e de base tecnológica. Os municípios também querem mostrar a qualidade, quantidade e variedade das startups, trazer novos eventos, fortalecer os já existentes e atrair investidores. “As cidades têm perfis inovadores e grande capacidade de mobilização. Vamos consolidar a rota de inovação do Sul”, definiu o secretário Elvio Gianni, de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda de Caxias do Sul.

Durante o painel, o prefeito Adiló Didomenico citou ações já colocadas em prática no município. Dentre elas, a consolidação de 58 leis tributárias, algumas ainda da época da formação da cidade, e de dezenas de decretos, em uma legislação única, simples e objetiva, visando dar segurança jurídica a quem quer empreender em Caxias do Sul. Também comentou sobre parceria recente firmada com a Prefeitura de Porto Alegre, por meio das procuradorias-gerais, no sentido de promover a inovação e a tecnologia. O prefeito também fez referência ao programa Inova Caxias, que está estruturado em leis que reduzem a tributação para startups e empresas de base tecnológica e conferem segurança jurídica.

Para o prefeito, a região criará um novo corredor tecnológico para o mundo, abrindo oportunidades a investidores que, habitualmente, fixam suas prospecções em São Paulo e no Rio de Janeiro. “Com espírito colaborativo e troca de experiência, vamos avançar e nos colocar como região com grande potencial para receber projetos nas áreas da inovação, tecnologia, startups e softwares. Os investidores encontrarão municípios com vontade de ajudar”, externou. Ainda lembrou que as cinco cidades tem cerca de 5 milhões de habitantes e perto de 20 mil empresas com foco na inovação e tecnologia.

Algumas ações conjuntas já estão em andamento para o planejamento estratégico, bem como a definição de papéis e responsabilidades de cada parte. Uma delas é sobre a implantação da tecnologia 5G. Durante o painel, o prefeito de Joinville expôs que a Prefeitura está em vias de finalização de uma lei autorizativa para receber a tecnologia. O conteúdo da proposta será compartilhada com os demais municípios para encaminhamento de legislação similar. “A ideia era de que a implantação começasse pelas capitais, mas como várias sequer elaboraram lei própria, surgiu a oportunidade para outras cidades”, comentou o prefeito Adiló.

O chefe do Executivo caxiense destacou a representatividade do South Summit Brasil, que deve atrair mais de 30 mil visitantes. “Foi uma grande conquista do ex-governador Eduardo Leite e do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, que atraíram o evento”, acrescentou. Além do prefeito e do secretário Elvio Gianni, a Prefeitura de Caxias do Sul foi representada no evento pela vice-prefeita Paula Ioris e pelo procurador-geral Adriano Tacca.

Galeria de imagens
1 de 6 imagens

Foto por Prefeitura de Caxias do Sul

Foto por Prefeitura de Caxias do Sul

Foto por Prefeitura de Caxias do Sul

Foto por Prefeitura de Caxias do Sul

Foto por Prefeitura de Caxias do Sul

Foto por Prefeitura de Caxias do Sul