1. Início
  2. Notícias
  3. 2022
  4. Maio

Codeca recolhe 55 toneladas de resíduos no Bota-Fora

Mais recente edição ocorreu nos bairros Arcobaleno, Bom Pastor e São Caetano

Publicada dia

A Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) realizou na sexta-feira (29/04) mais uma edição da Operação Bota-Fora. Foram atendidos os bairros Arcobaleno, Bom Pastor e São Caetano, locais beneficiados com o programa Luz, Cor e Flor da Prefeitura de Caxias. No total, foram recolhidas 55 toneladas de resíduos.

A comunidade atendeu ao chamado da Codeca e deixou nas calçadas objetos como móveis, sofás, colchões e eletrodomésticos. Por lei, a Codeca não pode recolher entulhos de obra e materiais de construção. “São 55 toneladas que não foram jogadas em locais irregulares (lixões) como vemos pela cidade diariamente. Essa é a função do Bota-fora, dar o destino correto a resíduos que não recolhemos no dia-a-dia, evitando o descarte incorreto e a proliferação do mosquito da dengue”, ressalta a diretora-presidente da Codeca, Maria de Lourdes Fagherazzi.

Desde a retomada da ação em 2021 foram beneficiados os bairros da Zona Norte (Santa Fé, Belo Horizonte, Vila Ipê e Cânyon), Pioneiro e Pôr do Sol, Fátima e Fátima Baixo, Planalto e a área central da cidade, totalizando cerca de 251 toneladas de resíduos coletadas. O Bota-fora ocorre nos bairros conforme o calendário do Programa Luz, Cor e Flor.

Além do Bota-fora, a Codeca dispõe de dois serviços para o descarte correto desses resíduos, não sendo necessário jogá-los na rua ou em áreas verdes. O cidadão pode ligar para o Alô Codeca (3224.8000) e agendar, gratuitamente, a retirada desses objetos. Também, caso alguém tenha móveis, eletrodomésticos, roupas e eletroeletrônicos que ainda podem ser utilizados, pode entregar no Ecoponto, que fica na entrada da Codeca. Essas doações são repassadas às pessoas carentes previamente cadastradas no serviço. O Ecoponto da Codeca funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h e, aos sábados, das 7h às 13h.

Galeria de imagens
1 de 4 imagens

Foto por Fabiana de Lucena

Foto por Fabiana de Lucena

Foto por Fabiana de Lucena

Foto por Fabiana de Lucena