1. Início
  2. Notícias
  3. 2022
  4. Maio

Concurso dos Melhores Vinhos e Sucos de uva chega ao jubileu de prata com novidades

Ao celebrar os 25 anos da iniciativa, a edição 2022 agrega novas categorias como Espumante e Vinho Suave

Publicada dia

A Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) e representantes de vinícolas caxienses trabalham na organização do 25º Concurso dos Melhores Vinhos e Sucos de Uva de Caxias do Sul. Para marcar o Jubileu de Prata do certame, os técnicos da pasta anunciam novidades como a inclusão das categorias Espumante e Vinho Suave. Nesta quinta-feira (05/05), foi realizada uma reunião com enólogos para definir detalhes da avaliação das amostras e regulamento.

Os engenheiros agrônomos da pasta Flávio Hillebrand e Paulo Dullius receberam na SMAPA os profissionais que costumam coordenar as bancas de avaliação do concurso: André Gasperin (presidente da Associação Brasileira de Enologia/ABE), Nelson Randon (do Laboratório Randon/ Labran) e Plínio Manosso (um dos coordenadores do Laboratório de Referência Enológica Evanir da Silva/ Laren).

Eles discutiram aspectos gerais da avaliação e propuseram, além dos prêmios tradicionais, a inserção do Troféu ou Medalha “Grande Ouro” para amostras com pontuação superior a 93, conforme critérios da Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV), com sede na França. As bancas avaliadoras, que foram reduzidas durante a pandemia, devem voltar a ter sete membros cada (21 avaliadores no total). A análise sensorial está marcada para iniciar em 25 de julho deste ano.

Outra novidade será o destaque do vinho mais bem pontuado e com maior volume de produção. “É uma forma de reconhecer o trabalho de quem obtém uma ótima nota, porém com grande volume do vinho ou suco em questão, o que se torna muito mais difícil de alcançar”, explica Dullius. A premiação das amostras está prevista para acontecer em setembro.

Pela primeira vez o concurso é organizado por um comitê formado por técnicos da pasta e representantes das cantinas, entre eles membros da Rede de Vinícolas (Revinsul). “A partir deste grupo surgiu a ideia da inclusão da categoria Vinho Suave, um dos carros-chefes da produção vitivinícola caxiense e com amplo mercado consumidor”, afirma Hillebrand. Segundo ele, 90% dos vinhos produzidos no Município são de mesa, ou seja, elaborados a partir de variedades americanas e híbridas.

A inserção da categoria Espumante é uma forma de celebrar os 25 anos do certame, além de destacar a produção das cantinas. O Concurso de Caxias do Sul foi promovido pela primeira vez em 1998 para fomentar a produção das vinícolas caxienses. “Foi um dos pioneiros neste formato e vem, desde então, valorizando o segmento e incentivando o aumento da qualidade dos produtos”, lembra o titular da SMAPA, Rudimar Menegotto.

Além da Revinsul, o concurso conta com parceria e apoio das mais diversas entidades do setor do agronegócio.

Galeria de imagens
1 de 3 imagens

Foto por Fabiana de Lucena

Foto por Alexandra Baldisserotto

Foto por Alexandra Baldisserotto