1. Início
  2. Notícias
  3. 2022
  4. Maio

Cultura divulga programação da 6ª Semana Nacional de Arquivos

Uma das atividades será o lançamento em formato digital de um filme em rolo, integrante do fundo documental da Metalúrgica Abramo Eberle S.A.

Publicada dia

A Semana Nacional dos Arquivos tem como finalidade ampliar a visibilidade das instituições de memórias e também a sua inserção na sociedade. Pensando nisso, no dia 06 de junho acontece o II Encontro das Instituições Arquivísticas de Caxias do Sul e região, a partir das 16h, no Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami. A ação tem por objetivo promover a integração e o fortalecimento dos Arquivos, por meio da interlocução e socialização das ações desenvolvidas.

O evento será norteado pelo painel "Os Arquivos e a Pandemia", apresentado pela Profª Valéria Raquel Bertotti, do curso de Arquivologia FABICO/ UFRGS, que falará sobre o material publicado pela Unesco e o Conselho Internacional de Arquivos relacionado ao assunto, sistematizando algumas ideias e experiências enfrentadas pelas instituições arquivísticas durante o período. Após, será promovido um bate-papo entre os convidados presentes. O acesso ao público é restrito em função do espaço.

Já no dia 09 de junho, a partir das 19h30min, é a vez do XVIII Colóquio no Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami. O evento, aberto ao público, chega a sua 18ª edição, a primeira realizada em formato presencial após afrouxamento dos protocolos sanitários para contenção da pandemia da COVID-19. Terá como tema o lançamento em formato digital de um filme em rolo, integrante do fundo documental da Metalúrgica Abramo Eberle S.A., encomendado pela empresa durante a realização da Festa da Uva de 1932.

O evento conta com a participação de todos os envolvidos no trabalho de digitalização do filme, considerado pelo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami (AHMJSA) e pelo Instituto Memória Histórica e Cultural da UCS (IMHC), responsável pela migração de mídia, o registro mais antigo já catalogado na cidade neste tipo de suporte.

O processo de digitalização do filme foi realizado por meio de contrato firmado entre a Prefeitura Municipal de Caxias do Sul (PMCS), Secretaria Municipal da Cultura (SMC) e Universidade de Caxias do Sul (UCS), no ano de 2020, em que outros 25 filmes em rolo também foram contemplados. Os filmes abordam diferentes temáticas, desde propaganda de obras executadas pelo poder público municipal em diversos anos até edições da Festa da Uva.

Galeria de imagens
1 de 2 imagens