1. Início
  2. Notícias
  3. 2022
  4. Maio

Executivo de Caxias propõe calendário permanente de feiras populares

Prefeito Adiló Didomenico manifestou intenção, no domingo (22/05), na abertura da Feira Maesa Cultural

Atualizada dia

Na manhã deste domingo (22/05), o trecho da Rua Plácido de Castro entre Pedro Tomasi e Treze de Maio foi fechado ao tráfego de veículos para a realização da primeira edição da Feira Maesa Cultural. O evento organizado pela União das Associações de Bairros (UAB), Câmara Municipal e Prefeitura de Caxias do Sul teve cerca de 250 expositores dos mais variados nichos, do artesanato à gastronomia. Também teve o apoio dos sindicatos dos metalúrgicos e dos servidores públicos e da ONG Ação e Iniciativa. A cerimônia de abertura contou com a presença do prefeito Adiló Didomenico e da vice-prefeita Paula Ioris, além de diversas autoridades.

O prefeito propôs estudo para criação de um calendário permanente para feiras populares como a Maesa Cultural. Destacou o potencial do evento para além do aspecto econômico e de oportunidade de renda aos artesãos. “Essa feira oportuniza momentos de integração, para novas amizades, um local de passeio para a comunidade. Feiras como esta são tradicionais no mundo inteiro e Caxias do Sul precisa pensar nas próprias iniciativas, pois tenho certeza de que se tornará uma ação muito importante para a cidade”, destacou.

A vice-prefeita Paula Ioris ressaltou o trabalho conjunto de todos os envolvidos para que a primeira edição da Feira Maesa Cultural pudesse acontecer. “Quando todos trabalhamos de forma conjunta, cada um fazendo a sua parte, o sucesso é garantido. Esta feira se torna uma oportunidade para expressar talentos, mas também existe o aspecto econômico para complementar a renda de cada um”, apontou.

Uma das realizadoras do evento, a Câmara Municipal esteve representada pela vereadora Tatiane Frizzo. “Nos orgulha ver tantos expositores colocando o seu trabalho à mostra e valorizando a si mesmos e às suas comunidades. Temos que valorizar os artesãos e artesãs do município. Também parabenizar o movimento comunitário pelo grande trabalho que realiza”, acentuou Tatiane.

Valdir Walter, presidente da UAB, recordou o empenho e a valorização que a Prefeitura tem dado ao movimento comunitário. Destacou que os presidentes de bairros têm trabalho e responsabilidade direta pela Feira Maesa Cultural, e que ações do gênero também estão sendo idealizadas nos bairros mais distantes do Centro. Já são realizadas feiras no Desvio Rizzo e bairro Jardim América.

A solenidade ainda teve as presenças das Cultura, Aline Zilli, e de Governo, Grégora Fortuna dos Passos; do chefe de Gabinete, Cristiano Becker; dos deputados estaduais Carlos Búrigo e Neri, O Carteiro; dos vereadores Clóvis Xuxa e Gilfredo de Camillis; do representante dos expositores, Jeferson Ferreira; e do presidente da Associação de Moradores do Bairro Exposição, Lucas Diel.

A programação seguiu à tarde com visita guiada a um espaço delimitado do Complexo da Maesa. Mais de 200 pessoas, previamente inscritas e divididas em grupos, percorreram alguns pontos da fábrica, receberam informações e conheceram, na forma de um vídeo, a linha do tempo da estrutura industrial. Além do prefeito e da vice, participaram as vereadoras Denise Pessôa, presidente da Câmara, Rose Frigeri e Marisol Santos, e os vereadores Rafael Bueno e Renato Oliveira; as secretárias Aline Zilli, da Cultura, Daniela Reis, de Recursos Humanos, e Margarete Bender, do Planejamento; e os secretários Elvio Gianni, do Desenvolvimento Econômico; João Uez, do Urbanismo; e Ênio Martins, do Turismo.

Galeria de imagens
1 de 12 imagens

Foto por João Pedro Bressan

Foto por João Pedro Bressan

Foto por João Pedro Bressan

Foto por João Pedro Bressan

Foto por João Pedro Bressan

Foto por João Pedro Bressan

Foto por João Pedro Bressan

Foto por João Pedro Bressan

Foto por João Pedro Bressan

Foto por João Pedro Bressan

Foto por João Pedro Bressan

Foto por João Pedro Bressan