1. Início
  2. Notícias
  3. 2022
  4. Maio

Lançado selo comemorativo aos 75 anos do Museu de Caxias do Sul

Evento marcou a abertura da Semana Nacional dos Museus e contou com a presença da vice-prefeita Paula Ioris e com o Coro Tramontina que entoou canções da MPB

Publicada dia

Foi lançado nesta segunda-feira(16/05), o selo comemorativo aos 75 anos do Museu Municipal. Evento ocorreu na sede do museu, na rua Visconde de Pelotas, nº 586 e contou com a apresentação do Coro Tramontina.

O Museu Municipal de Caxias do Sul foi criado pela Lei Municipal nº 02, de três de outubro de 1947. Até 1967 funcionou em pequena sala do prédio municipal situada à rua Dr. Montaury (atual Casa da Cultura). Em março de 1975, por ocasião da Festa da Uva e das comemorações do centenário da imigração italiana no Rio Grande do Sul, foi transferido para o atual endereço, na Rua Visconde de Pelotas, 586.

O prédio histórico, datado do final do século XIX, no final da década de 1880 foi residência da família Morandi-Otolini. A construção de alvenaria de tijolo e cal, com dois pavimentos, logo destacou-se na paisagem em que predominava o casario de madeira.

Em 1894, a casa foi arrematada em leilão pelo poder público vigente. Abrigou a Guarda Municipal e a Delegacia de Polícia. Em 1913, agregou o funcionamento da Escola Complementar. Em 1919, após aquisição de área contígua, recebeu a administração pública, então denominada Intendência Municipal. Sediou a Prefeitura Municipal até 1977. Em março de 1975 passou a sediar o Museu.

Segundo o Diretor de Museus e Memória da Secretaria Municipal da Cultura, Itamar Ferretto Comaru, o museu é responsável pela pesquisa, preservação e conservação da história, além de educar, comunicar e, desenvolver ações culturais e políticas de gestão, dentre outras tantas funções. “O mais importante, e aqui está o poder dos Museus, é a valorização da vida, das memórias, das existências, sejam elas pretéritas ou contemporâneas. Assim sendo, eles não são somente espaços dedicados ao passado, mas sim locais passíveis de múltiplos olhares que ambicionam pela valorização do nosso presente e também do nosso futuro”, diz o diretor.

O selo comemorativo aos 75 anos do Museu Municipal de Caxias do Sul, um dos museus mais antigos do Rio Grande do Sul e o mais antigo da 2º Região Museológica do Estado, tem como imagem central, a arquitetura do espaço que abriga a história dos nossos antepassados e da memória industrial do segundo polo metalmecânico do Brasil.

Criado pelo setor de marketing da Prefeitura, o selo foi desenvolvido tendo como identidade as cores bases do museu, utilizando os tons terra, que tem significado de raiz, estrutura, força e de pertencimento. Outro ponto importante, que faz referência a arquitetura da casa, sede do museu, é que no selo as linhas não estão fechadas, dando a ideia de continuidade e infinitude do Museu. O numeral 75, ganha destaque no selo justamente para enfatizar o tempo de vida da instituição, que tem representatividade para nossa cidade. “Não é apenas uma marca do Museu, é um elemento que estará presente em todas as ações da instituição durante um ano e que ficará para a história do município para nunca esquecer desta importante comemoração”, comentou Juliane Ribas, responsável pela criação do selo.

A vice-prefeita, Paula Ioris, salientou a importância de ter na cidade um espaço que pesquisa, preserva, conserva, educa e comunica, com a sociedade por meio das diversas ações culturais que o Museu desenvolve. “O Museu é a continuação da nossa história e como é importante sabermos do nosso passado. As peças que essa casa abriga, não são apenas instrumentos do tempo, são as lembranças das pessoas que conquistaram o mundo na sua época. Visitar um museu é isso, é viver as conquistas de quem nos antecedeu”, disse a vice-prefeita.

Os museus são espaços vivos e em contínua construção ao passo que podem transformar vidas e possibilidades existenciais. Durante a vigésima Semana Nacional de Museus, celebrado juntamente com os 75 anos do Museu Municipal, e apresentação do Material Educativo da 13ª Bienal do Mercosul, a Secretaria da Cultura desenvolveu uma programação, diversa, que permite discutir o tema desta edição “O Poder dos Museus”.

Confira:

Diálogos com a Dança Afro

Data: 17/05

Horário: 18h30min às 19h30min

Com a bailarina Ludimila Coutinho (Pelotas, RS)

Transmissão pelo YouTube da Secretaria da Cultura

https://www.youtube.com/channel/UCtexcVM0CZHSd4tV_ow5tjg/featured

Live: O Museu é meu, é teu, é nosso!

Horário: 20h às 21h30min

Roda de conversa com o diretor da Diretoria de Museus e Memória de Caxias do Sul - Dr. Itamar Ferretto Comarú e convidados (as): Dr. Geraldo Antônio da Rosa e a Dra. Fernanda Castro.

Transmissão pelo YouTube da Secretaria da Cultura

https://www.youtube.com/channel/UCtexcVM0CZHSd4tV_ow5tjg/featured

Conversando sobre 100 anos da Semana de 1922.

Data: 18/05

Horário: 14h às 16h

Professora Doutora: Silvana Boone.

Inscrições: https://forms.gle/RS4ZXWyr4Z7thacg8

Teatro com o grupo: A Gangorra

Local: Museu Municipal de Caxias do Sul

Horário: 19h30min às 20h30min

Oficina de fotografia: Tantos olhos que nos olham

Data: 19/05

Horário: 14h às 16h

Fotógrafa e pesquisadora Ma. Liliane Giordano.

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeBRZ8TSJSYzkUyx-GCbId1uTscm3Q3VcbcNcIN9NxylxaBAQ/viewform

Visita mediada - Narrando as múltiplas histórias culturais

Data: 20/05

Horário: 09h às 17h

Local de saída: Museu Municipal

Roda de Conversa com o Professor Dr. Pedro de Alcântara Bittencourt César - Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade da Universidade de Caxias do Sul - PPGTURH

Visita mediada: O turismo e os espaços da Diretoria de Museus.

Inscrição: https://forms.gle/e6xfBtAWP4LM38AX9

Live: Escola, Pesquisa e Museu.

Horário: 20h

Roda de conversa com o Núcleo/Técnico Científico de Educação, Pesquisa e Comunicação. Participação do professor. Me. Átila Bezerra Tolentino (IPHAN).

Transmissão pelo YouTube da Secretaria da Cultura

https://www.youtube.com/channel/UCtexcVM0CZHSd4tV_ow5tjg/featured

Uma carta para o museu: Olhares para as (in)visibilidades

Data: 21/05

Horário: 9h às 14h

Local: Museu Municipal de Caxias do Sul

Visita mediada: Uma carta para o museu: Olhares para as (in)visibilidades:

Encontro com as diferentes etnias.

Concertos ao Entardecer: Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul – OSUCS.

Data: 22/05

Horário: 18h às 19h

Local: Museu Municipal de Caxias do Sul

O Museu Municipal está localizado na rua Visconde de Pelotas, nº 586. Mais informações sobre o acervo e programação estão no site www.caxias.rs.gov.br/cultura ou diretamente no local.

Galeria de imagens
1 de 8 imagens