1. Início
  2. Notícias
  3. 2022
  4. Maio

Mulheres de Criúva participam de atividade na cozinha experimental do Banco de Alimentos

Iniciativa integra projeto da SMAPA voltado às mulheres do agronegócio

Atualizada dia

A Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) promove nesta quinta-feira (05/05) uma atividade para mulheres de Criúva e região. Desde cedo elas participam de uma integração na Cozinha Experimental do Banco de Alimentos, localizada junto à Ceasa Serra. O grupo, composto por cerca de quinze mulheres, é o primeiro de um programa com uma série de ações semelhantes previstas.

O titular da SMAPA, Rudimar Menegotto, recebeu o grupo juntamente com o diretor do Banco de Alimentos, Edson da Rosa, técnicos da pasta e profissionais da Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional. “A demanda surgiu a partir dos técnicos da SMAPA, que identificaram a necessidade de envolver as mulheres do interior em mais iniciativas que possam gerar renda e qualidade de vida, inclusive no turismo rural”, afirma Menegotto.

Além de conhecer o trabalho do Banco de Alimentos, elas ajudam a preparar (e saborear) um almoço especialmente planejado pela equipe. No cardápio, receitas que colocam em prática os objetivos da Cozinha Experimental, como o aproveitamento integral de alimentos. Alguns exemplos são estrogonofe de legumes, brigadeiro de aipim e refrigerante caseiro.

A partir desta ação, a SMAPA prevê ampliar a atividade para outros grupos, como as mulheres que atuam no Ponto de Safra. “Elas mesmas têm manifestado interesse em agregar valor à atividade na propriedade rural, como por exemplo, oferecer um café campeiro e trilhas para caminhada, entre outras”, lembra o diretor técnico de gestão da SMAPA, Fernando Vissirini Lahm dos Reis.

A atividade no Banco de Alimentos está sendo desenvolvida em parceria com o curso de Nutrição da UCS e as profissionais Gio Zandonai e Kadima Melo de Oliveira, especialistas respectivamente em Alimentação Saudável e Ciência e Tecnologia de Alimentos. O transporte do grupo ficou a cargo da Guarda Municipal e Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SMOSP).

Galeria de imagens
1 de 3 imagens

Foto por Rudinei Giacomelli/ SMAPA

Foto por Andreia Fiorese de Andrade/ SMAPA

Foto por Andreia Fiorese de Andrade/ SMAPA