A Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) promove nesta quinta-feira (05/05) uma atividade para mulheres de Criúva e região. Desde cedo elas participam de uma integração na Cozinha Experimental do Banco de Alimentos, localizada junto à Ceasa Serra. O grupo, composto por cerca de quinze mulheres, é o primeiro de um programa com uma série de ações semelhantes previstas.
O titular da SMAPA, Rudimar Menegotto, recebeu o grupo juntamente com o diretor do Banco de Alimentos, Edson da Rosa, técnicos da pasta e profissionais da Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional. “A demanda surgiu a partir dos técnicos da SMAPA, que identificaram a necessidade de envolver as mulheres do interior em mais iniciativas que possam gerar renda e qualidade de vida, inclusive no turismo rural”, afirma Menegotto.
Além de conhecer o trabalho do Banco de Alimentos, elas ajudam a preparar (e saborear) um almoço especialmente planejado pela equipe. No cardápio, receitas que colocam em prática os objetivos da Cozinha Experimental, como o aproveitamento integral de alimentos. Alguns exemplos são estrogonofe de legumes, brigadeiro de aipim e refrigerante caseiro.
A partir desta ação, a SMAPA prevê ampliar a atividade para outros grupos, como as mulheres que atuam no Ponto de Safra. “Elas mesmas têm manifestado interesse em agregar valor à atividade na propriedade rural, como por exemplo, oferecer um café campeiro e trilhas para caminhada, entre outras”, lembra o diretor técnico de gestão da SMAPA, Fernando Vissirini Lahm dos Reis.
A atividade no Banco de Alimentos está sendo desenvolvida em parceria com o curso de Nutrição da UCS e as profissionais Gio Zandonai e Kadima Melo de Oliveira, especialistas respectivamente em Alimentação Saudável e Ciência e Tecnologia de Alimentos. O transporte do grupo ficou a cargo da Guarda Municipal e Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SMOSP).
Foto por Rudinei Giacomelli/ SMAPA
Foto por Andreia Fiorese de Andrade/ SMAPA
Foto por Andreia Fiorese de Andrade/ SMAPA