1. Início
  2. Notícias
  3. 2022
  4. Maio

Palestra debate o tema diversidade de gênero

Iniciativa voltada a servidores da área de Recursos Humanos da Prefeitura de Caxias do Sul teve a participação de representante do governo do Estado

Publicada dia

A secretária-adjunta da Cultura do Governo do Rio Grande do Sul, Gabriella Meindrad, foi a palestrante em mais um encontro do projeto “Vamos Falar?”. A palestra tratou do tema “Diversidade de Gênero” e aconteceu na terça-feira (17/05), data que também é celebrado o Dia Internacional Contra a Homofobia. Participaram mais de 40 servidores da Diretoria de Recursos Humanos da Secretaria de Recursos Humanos e Logística (SMRHL) e responsáveis de pessoal das demais secretarias do Município. A vice-prefeita Paula Ioris participou da abertura do encontro.

A SMRHL acredita que aceitar e acolher as diferenças entre as pessoas com naturalidade, sem preconceitos e com respeito mútuo é o único caminho para uma convivência saudável no trabalho. Conforme os técnicos da pasta, todos ganham com uma postura empática, pois cada um tem seu jeito de ser e gosta de ser aceito como é.

Segundo Gabriella, ser empático e fraterno com os outros nas questões de gênero é o primeiro passo para a inclusão e a construção de relações positivas no ambiente de trabalho. “É importante perceber em quantos momentos as pessoas simplesmente repetem ciclos de comportamento, sem refletir o porquê são tomadas determinadas atitudes”, disse a secretária-adjunta, incentivando um olhar ampliado para outros comportamentos que impedem o desenvolvimento das habilidades pessoais e podem gerar dificuldades nas relações. Ela tratou ainda da importância de preparar os ambientes e as pessoas para receber colegas de trabalho de outros gêneros.

A cada mês, o “Vamos Falar?” aborda uma temática diferente sempre direcionando a atenção à saúde mental, os diversos aspectos que envolvem o seu desenvolvimento e temas que fazem parte do dia a dia nos locais de trabalho. Em maio, a chamada “Somos todos diferentes” reforça a importância de conversar sobre o assunto, visto que cada vez mais empresas e instituições têm abordado amplamente o tema das diferenças (de raça, credo, gênero, personalidade, cognitivas e físicas, dentre outras). A abordagem busca conduzir positivamente para a construção de uma cultura que inclua cada um do jeito que é, com suas riquezas e potencialidades.

No início do mês foi disponibilizado o material da campanha nos canais de comunicação interna e, na segunda-feira (23/05), das 15h às 17h, será realizada a palestra “Somos todos diferentes”, com a psicóloga Sarajane Lima de Oliveira, coordenadora do Núcleo de Psicologia Organizacional e do Trabalho do Conselho Regional de Psicologia. O encontro é aberto para todos os servidores mediante inscrição.

Galeria de imagens
1 de 2 imagens

Foto por Vânia Cassol

Foto por Vânia Cassol