1. Início
  2. Notícias
  3. 2022
  4. Maio

Prefeitura implanta projeto-piloto para marcação on-line de consultas em UBSs

Anúncio foi feito pela secretária de Saúde nesta quarta-feira (11/05)

Publicada dia

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inicia nesta quarta-feira (11/05) um projeto-piloto para agendamento on-line de consultas, com oferta de atendimento com médico clínico. O anúncio foi feito pela secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi, na reunião da Comissão de Saúde e Meio Ambiente realizada na Câmara de Vereadores na tarde desta quarta.

O serviço está disponível pelo site da Prefeitura, no link agendamento.caxias.rs.gov.br. Nesta primeira etapa o agendamento está disponível para os usuários das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Ana Rech e Alvorada. As duas Unidades continuarão ofertando as consultas marcadas presencialmente ou por telefone. O agendamento de consultas on-line busca aprimorar o atendimento prestado na Atenção Primária, conforme previsto no Plano de Governo.

“Esse projeto foi montado para proporcionar mais uma oportunidade de acesso da população às consultas. Conforme avaliação desse projeto-piloto, pretendemos ampliar gradativamente a abrangência, passando a atender aos usuários de UBSs de outras regiões da cidade”, explica a secretária.

Durante a reunião, a secretária também apresentou dados sobre o panorama da rede de saúde de Caxias do Sul e destacou o investimento de 27% do orçamento do município em 2021, o que significou R$ 81 milhões a mais do que no ano anterior. A titular da Saúde também adiantou sobre o planejamento para reformas em UBSs, que deve iniciar pelas Unidades Planalto, Mariani e Parque Oásis, que já têm projetos prontos para serem executados com recursos do Município, do Estado ou de emendas parlamentares. O início ainda não tem data definida e depende de outros procedimentos, incluindo processos licitatórios. Também há articulação para a revitalização de UBSs via Programa de Revitalização de Unidades Básicas de Saúde por meio do trabalho de pessoas privadas de liberdade, instituído em portaria federal. Daniele também mencionou o projeto de construção da UBS Caminho do Meio, a ser construída na região do loteamento Victório Trez.

Como vai funcionar o agendamento on-line

  • Acessar o site agendamento.caxias.rs.gov.br e informar usuário e senha (se não tiver, basta criar informando nome, e-mail e telefone. O cadastro é simples).
  • Na sequência, clicar em “Novo Agendamento” e selecionar um serviço (“UBS Alvorada – médico clínico” ou “UBS Ana Rech - médico clínico”). É preciso escolher dia e horário e seguir todos os passos até concluir o agendamento. A confirmação é enviada para o e-mail cadastrado. O agendamento é vinculado ao CPF da pessoa cadastrada.
  • O paciente deverá comparecer para a consulta na Unidade escolhida, com 10 minutos de antecedência para apresentação de documento pessoal, Cartão SUS e comprovante de residência. A tolerância para atrasos será de cinco minutos.
  • Menores de 18 anos deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais.
  • Quando os agendamentos esgotarem, o sistema deixará de aceitar novas marcações, até a abertura de novas vagas.
Galeria de imagens
1 de 2 imagens

Foto por Rogério Pizzolatto

Foto por Rogério Pizzolatto