De 2 a 4 de maio, 15 professores da rede municipal de ensino participaram da formação como Facilitadores em Círculos de Construção de Paz para situações menos complexas. A formação foi promovida pelo Programa Municipal de Pacificação Restaurativa em alinhamento com a CIPAVE/Comissão de Paz da Secretaria Municipal de Educação de Caxias do Sul. Para este momento, 15 escolas foram contempladas, podendo cada uma indicar um professor para realizar a formação, que posteriormente será referência para a realização de círculos na rede municipal de educação em situações menos complexas.
Os instrutores Délcio Cruz Junior e Rodolfo Pizzi acreditam muito no potencial dos círculos de construção de paz como ferramenta na promoção de vínculos positivos entre a comunidade escolar, por gerar um maior sentimento de pertencimento, com o reconhecimento dos sentimentos de estudantes e professores. Délcio, que também é professor da rede municipal, complementa: “temos muita esperança em cada um destes novos facilitadores, pois todos demonstraram ter habilidades para realizar um bom trabalho em suas escolas”.
A Coordenadora do Programa Municipal de Pacificação Restaurativa, Débora Adriana Schmidt, comunica que estão previstas mais duas formações: uma de facilitadores em situações menos complexas e outra para situações mais complexas. Estas formações fazem parte de um conjunto de ações destinadas a fomentar a implementação da Justiça Restaurativa na SMED por meio de formações, supervisões e reuniões promovidas pelo Núcleo de Justiça Restaurativa, vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social - SMSPPS.
Foto por Divulgação SSPPS
Foto por Divulgação SSPPS
Foto por Divulgação SSPPS
Foto por Divulgação SSPPS
Foto por Divulgação SSPPS
Foto por Divulgação SSPPS