1. Início
  2. Notícias
  3. 2022
  4. Maio

Programa Municipal de Pacificação Restaurativa promove formação para professores da rede municipal

Profissionais foram capacitados como Facilitadores em Círculos de Construção de Paz para situações menos complexas

Publicada dia

De 2 a 4 de maio, 15 professores da rede municipal de ensino participaram da formação como Facilitadores em Círculos de Construção de Paz para situações menos complexas. A formação foi promovida pelo Programa Municipal de Pacificação Restaurativa em alinhamento com a CIPAVE/Comissão de Paz da Secretaria Municipal de Educação de Caxias do Sul. Para este momento, 15 escolas foram contempladas, podendo cada uma indicar um professor para realizar a formação, que posteriormente será referência para a realização de círculos na rede municipal de educação em situações menos complexas.

Os instrutores Délcio Cruz Junior e Rodolfo Pizzi acreditam muito no potencial dos círculos de construção de paz como ferramenta na promoção de vínculos positivos entre a comunidade escolar, por gerar um maior sentimento de pertencimento, com o reconhecimento dos sentimentos de estudantes e professores. Délcio, que também é professor da rede municipal, complementa: “temos muita esperança em cada um destes novos facilitadores, pois todos demonstraram ter habilidades para realizar um bom trabalho em suas escolas”.

A Coordenadora do Programa Municipal de Pacificação Restaurativa, Débora Adriana Schmidt, comunica que estão previstas mais duas formações: uma de facilitadores em situações menos complexas e outra para situações mais complexas. Estas formações fazem parte de um conjunto de ações destinadas a fomentar a implementação da Justiça Restaurativa na SMED por meio de formações, supervisões e reuniões promovidas pelo Núcleo de Justiça Restaurativa, vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social - SMSPPS.

Galeria de imagens
1 de 6 imagens

Foto por Divulgação SSPPS

Foto por Divulgação SSPPS

Foto por Divulgação SSPPS

Foto por Divulgação SSPPS

Foto por Divulgação SSPPS

Foto por Divulgação SSPPS