1. Início
  2. Notícias
  3. 2022
  4. Maio

Retomada do Troca Solidária completa um ano beneficiando mais de 16 mil famílias de 29 bairros da cidade

Publicada dia

Após uma pausa de dois anos, a Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) retomou, em abril de 2021, o programa Troca Solidária. Em um ano, foram trocados 485 mil quilos de resíduos seletivos por mais de 126 mil quilos de alimentos, beneficiando 16,6 mil famílias.

A retomada do programa no ano passado foi uma determinação do prefeito Adiló Didomenico. Atualmente acontece aos sábados e beneficia 29 bairros/loteamentos de diferentes regiões da cidade. Os roteiros estão no site da Codeca, link do Troca Solidária. “O Troca Solidária cumpre um papel social muito importante. É um programa em que todos ganham, ajudando na qualidade de vida de quem é beneficiado e fomenta a cadeia de recicladores e agricultores locais. Diante do cenário da pandemia, percebemos que as famílias precisavam de um complemento alimentar e a retomada do programa foi estratégica nesse sentido”, enfatiza o prefeito.

Conforme as regras do Troca Solidária, a cada 4kg de resíduos equivale a 1kg de mantimentos, com limite máximo de 15 quilos por família. Os alimentos são de produtores locais.

A ação visa, também, proporcionar aos agricultores a comercialização de seus produtos e, por sua vez, as associações de recicladores conveniadas com o município recebem os resíduos seletivos. “Todos saem ganhando: o meio ambiente, as famílias, as associações de recicladores e os produtores. Além desta cadeia de beneficiados, os resíduos recolhidos deixam de ser depositados de forma inadequada em áreas verdes do Município”, reforça a diretora-presidente da Codeca, Maria de Lourdes Fagherazzi.

O Troca Solidária é uma iniciativa da Prefeitura de Caxias do Sul e é desenvolvido pela Codeca, em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa) e a Fundação da Assistência Social (FAS). Os alimentos restantes são aproveitados pelo Banco de Alimentos.

Galeria de imagens
1 de 4 imagens

Foto por Divulgação/Codeca

Foto por Divulgação/Codeca

Foto por Divulgação/Codeca

Foto por Divulgação/Codeca