1. Início
  2. Notícias
  3. 2022
  4. Maio

Segurança nas escolas é pauta de reunião na Prefeitura

Equipes se reuniram para discutir as ações para combater a violência nas escolas do município

Atualizada dia

Por iniciativa da vice-prefeita Paula Ioris, representantes da Brigada Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, das secretarias de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS) e da Educação (Smed), e 4ª Coordenadoria Regional de Educação estiveram reunidos na quinta-feira (19/05) para discutir ações de prevenção à violência nas escolas de Caxias do Sul e a segurança ao entorno delas.

Dentre os diversos pontos levantados, estão a inclusão de projetos nas escolas que discutam a comunicação não violenta e com temas alusivos à paz, além de ações da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes e Violência Escolar (Cipave) e maior participação dos Círculos de Pais e Mestres (CPMs), com apoio de assistência social para estancar os índices de bullying e cyberbullying, que tiveram aumento significativo nos últimos tempos nas escolas.

Segundo a vice-prefeita, a reunião serviu para alinhar as redes de regiões com as forças específicas para abordagens corretas e com atuação da Justiça Restaurativa. “Não podemos conviver com insegurança nas escolas, precisamos combater e trabalhar a violência externa para que o interno não sofra com esse cenário que está pulverizado após dois anos de pandemia. A questão da violência é de todos, não só de um setor específico”, disse a vice-prefeita.

A reunião trouxe como ideia a reativação de grêmios estudantis nas escolas para que os alunos desenvolvam esse trabalho de igual para igual e que auxiliem na não reprodução da violência escolar, atuando na convivência de paz. Atividades permanentes também serão desenvolvidas com as equipes no âmbito municipal, trabalhando os públicos interno e externo.

A Secretaria Municipal de Educação está realizando um diagnóstico de vulnerabilidade nas escolas municipais para um mapeamento mais preciso dos focos de maior gravidade. A equipe irá se reunir novamente em junho para um novo alinhamento das ações que serão executadas e elaboração de um projeto focado na prevenção da violência escolar.

Galeria de imagens
1 de 3 imagens