1. Início
  2. Notícias
  3. 2022
  4. Maio

Prefeitura promove visitas guiadas às exposições para o público com deficiência auditiva e surdos

As visitações vão acontecer nas mostras que estão em cartaz no Centro de Cultura Ordovás e no AMARP

Atualizada dia

Integrando atividades da Surdolimpíadas, que ocorrem em Caxias do Sul, até 15 de maio, a Unidade de Artes Visuais e a Coordenadoria de Acessibilidade, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS), se uniram e irão promover visitas guiadas às exposições para o público com deficiência auditiva e surdos.

Os encontros vão acontecer no turno da manhã do dia 12 de maio, e no turno da tarde do dia 13, nas mostras que estão em cartaz no Centro de Cultura Ordovás e no AMARP. As inscrições são gratuitas e os agendamentos precisam ser feitos com antecedência até o dia 10 de maio, pelo e-mail uniartes@caxias.rs.gov.br.

Com intuito de traçar laços entre os setores no decorrer dos anos, as equipes estão organizando demais projetos e encontros das artes visuais envolvendo artistas, intérpretes de libras e a audiodescrição de obras do AMARP (Acervo Municipal de Artes Plásticas) que tem projeto previsto para a Primavera dos Museus, com a Milena Eich, em setembro deste ano, aprovado e financiado pelo Financiarte.

O consumo da Arte através das exposições é um direito de todos e a equipe da Unidade de Artes Visuais (UAV) da Secretaria Municipal da Cultura promove projetos anuais para aproximação da arte e dos artistas para o público em geral. Esta ação vem com intuito de permanecer e ser aperfeiçoada a cada ano, para que o alcance da arte e das ações culturais possam ser hábitos no cotidiano de pessoas com deficiência.

Conforme a coordenadora da Unidade de Artes Visuais, Mona Carvalho, essas ações são importantes para que a arte chegue a toda a comunidade. “Ainda estamos afastados do ideal, porém já é um início pensar e agir efetivamente inserindo a inclusão junto aos espaços culturais públicos da cidade de forma mais frequente,” ressalta a coordenadora.

A atividade terá tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais) sem a opção de intérpretes para o Gestuno (linguagem auxiliar internacional).

Serviço:

Visitação das exposições “AUTOAVERBAÇÕES” de Paulo Vega Jr., “The Journey Is the Destination” de Filipa Figueiredo e do Acervo Municipal de Artes Plásticas (AMARP).

Atividade realizada pela Unidade de Artes Visuais e a Coordenadoria de Acessibilidade da Prefeitura de Caxias do Sul

* tradução em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais)

Dias 12 e 13 de maio.

Agendamentos serão por turnos:

Turno da manhã do dia 12 de maio, quinta-feira.

Turno da tarde do dia 13 de maio, sexta-feira.

Agendamento prévio até dia 10 de maio: uniartes@caxias.rs.gov.br