1. Início
  2. Notícias
  3. 2022
  4. Junho

Atitude de amor ao Parque Getúlio Vargas

Crianças e adolescentes atendidos pela FAS distribuíram cartões

Atualizada dia

Para marcar a semana comemorativa ao aniversário de Caxias, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Cruzeiro do Sol, da Fundação de Assistência Social (FAS), promoveu nesta terça (14/06) um dia de valorização do Parque Getúlio Vargas, com a distribuição de cartões no ambiente. O serviço compareceu pela manhã e tarde, com turmas diferentes. Os cartões foram confeccionados com frases, músicas e mensagens escolhidas pelas próprias crianças e adolescentes. “Foi um dia muito especial. Penduramos cartões com mensagens positivas de valorização do parque, que é um espaço muito atrativo da cidade. As crianças e adolescentes amaram a atividade”, relata a coordenadora Grasiela Closs.

Galeria de imagens
1 de 3 imagens

Foto por João Pedro Bressan

Foto por João Pedro Bressan

Foto por João Pedro Bressan

Alunos visitam prefeito

O prefeito Adiló Didomenico recebeu nesta terça-feira (14/06) a visita de estudantes do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Marianinha Queiroz. A turma conheceu a estrutura da Prefeitura e conversou com o prefeito sobre administração pública. Adiló respondeu aos questionamentos e contou um pouco de sua história na vida pública. A professora de história e sociologia, Deise Angélica Pasquali, que acompanhou os alunos, ressaltou a importância dos estudantes conhecerem as instituições da cidade. “Para eles, é de grande valia saber como Caxias do Sul é administrada, ter a ciência do tamanho da cidade e aprender mais sobre política, pois eles serão eleitores daqui um tempo”, comentou. O prefeito também recebeu uma turma do Programa Ser Jovem Cidadão. Após visita ao Centro Administrativo, o grupo participou de um tour com o tema Empreendendo do Passado ao Futuro.

Galeria de imagens
1 de 3 imagens

Foto por João Pedro Bressan

Foto por João Pedro Bressan

Integrantes do Programa Ser Jovem Cidadão

Foto por João Pedro Bressan

Conviver Santa Catarina abraça Casa de Pedra

O termômetro marcava 8º na manhã gelada desta terça-feira (14.06) quando o grupo mais antigo do Conviver da Secretaria do Esporte e Lazer de Caxias do Sul (Smel), que têm atividades no Bairro Santa Catarina, reuniu 30 alunas no Museu de Ambiência Casa de Pedra, para “abraçar” o local, considerado um dos símbolos mais icônicos do Município. A ação denominada “Abraçando a Casa de Pedra”, integrou a programação alusiva ao aniversário de 132 anos da cidade.

De acordo com Rossana Silva, coordenadora dos programas de lazer e saúde da pasta, a escolha do local da ação se deve à importância da Casa de Pedra para Caxias do Sul. “A nossa cidade teve colonização italiana. Então, dentre todos os pontos turísticos, acredito que a Casa de Pedra represente muito o povo de Caxias, pelo resgate da cultura e da história”, complementa.

Para Dionéia Maraschin Santos, professora do grupo, o “abraço” foi muito importante por conta do significado do programa junto ao Município. “Além de ser um local muito significativo para a cidade, conta muito da nossa história. Para as alunas, foi importante vivenciar a cidade e o bairro em que moram”, finaliza.

Maria Marta Baldissera, 76 anos, também estava presente durante a ação do abraço. “O abraço de hoje foi tudo de bom. Ficamos quase dois anos sem poder abraçar por causa da pandemia. Então, este abraço foi especial”, comentou.

Galeria de imagens
1 de 2 imagens

Foto por Gisele Nozari

Foto por Gisele Nozari

Centro Administrativo sedia Feira de Artesanato

A Feira de Artesanato do grupo Espaço do Artesão segue até sexta-feira (17/06) no hall de entrada da Prefeitura de Caxias do Sul. Na segunda-feira (20), dia de comemoração dos 132 anos da emancipação, a atividade ocupará a Praça Dante Alighieri, com grupos do Clube de Mães. Dentre os produtos à venda estão plantas, crochês, bordados, casacos e luvas.

Foto por Lucas Camargo Munaretti

Smel lança Desafio 132 Minutos

Com o intuito de celebrar o aniversário de Caxias do Sul, a Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (Smel) lançou o Desafio 132 Minutos. O participante é desafiado (a) a praticar 132 minutos de atividades físicas e ou de lazer por locais públicos do município, registrar por meio de fotos ou vídeos e publicar em suas redes sociais. A atividade não tem roteiro pré-definido e pode ser realizada em horários e locais de escolha dos participantes. Para validar o desafio, basta publicar as atividades nas redes sociais com a hashtag #CurtaCaxias #desafio132minutos e marcar as redes prefeituracaxiasdosul e SMELCaxias no Facebook, e @prefacaxiasdosul e @esportecaxiasdosul no Instagram. A ação será desenvolvida até a segunda-feira (20).

Palestra Águas de Caxias

O grupo Cuidando do Cuidador, do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Centro, participou da palestra “Águas de Caxias”. Os participantes ouviram as explicações do professor de história Lucas Troglio sobre a importância da água e dos recursos hídricos da cidade. O grupo tem por objetivo principal proporcionar momentos de cuidado, desenvolvimento da autoestima e inteligência emocional a mulheres cuidadoras de pessoas com deficiência.

Foto por FAS

Exposição “Conheça e Curta Caxias”

A FAS sedia até 20 de junho a exposição “Conheça e Curta Caxias”, confeccionada por usuários da Associação Helen Keller, especialmente desenvolvidos para as comemorações da Semana de Caxias. Os painéis estão expostos na sede administrativa da entidade, na rua Os Dezoito do Forte, 423, Bairro Nossa Senhora de Lourdes. “Os quadros foram feitos com a técnica de fotocolagem, onde as imagens em preto e branco são sobrepostas, intercaladas e conectadas como em uma rede para evidenciar os mais diversos aspectos de uma cidade”, explica a coordenadora da associação, Carolina de Souza. O trabalho foi executado sob a supervisão do educador social Miguel Beltrami.

Foto por FAS

PROGRAMAÇÃO DE QUARTA

- 09h30 - Lançamento Campanha Educativa Codeca, no Auditório do Centro Administrativo Realização: Codeca

- 10h às 12h e 14h às 16h - Visitação ao 3º Grupo de Artilharia Antiaérea. Serão organizados grupos de 30 pessoas, que serão acompanhados por militares. Agendamentos pelo e-mail comsoc@3gaaae.eb.mil.br ou telefone 3225-1682

Realização: 3ºGAAAe

- 13h - Dia Mundial de Tricotar em Público, no Largo do Centro Administrativo (em caso de chuva será feito no saguão do segundo andar do Centro Administrativo)

Realização: Banco do Vestuário (Secretaria do Desenvolvimento Econômico)

- 14h - Palestra Águas de Caxias, no Ginásio Enxutão

Realização: FAS

- 20h - Apresentação do Grupo de Canto Vozes do Sul, no Lifestyle do Shopping Villagio Caxias

Realização: Shopping Villagio Caxias

ATIVIDADES PERMANENTES

13 a 15 – Segunda a quarta

- 15h30 às 16h30 - Polo de Moda de Portas Abertas (Rua Wilson Drago Fantinel, 489 - Bairro Cidade Nova). Visitantes conhecem o sistema produtivo de corte de roupas

Realização: Polo de Moda

13 a 20 – Segunda a segunda

- O dia todo - Exposição “Curta os Estudantes de Caxias”, no Centro Administrativo

Realização: Secretaria da Educação

14 a 20 – Terça a Segunda

- O dia todo - Exposição “Conheça e Curta Caxias”, na sede administrativa da FAS

Realização: Associação Hellen Keller

- 8h às 17h - Museu do Comércio, nos Pavilhões da Festa da Uva, está aberto para visitação dos alunos da rede municipal de ensino. Agendamentos pelo telefone (54) 4009.5512, com Daniel.

Realização: Sindilojas Caxias