1. Início
  2. Notícias
  3. 2022
  4. Junho

Centro de Informações ao Imigrante participou de debates na III Semana Estadual do Migrante

Evento que ocorreu em Porto Alegre abordou os programas de atenção à população migrante

Atualizada dia

O Centro de Informações ao Imigrante (CIAI), vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS), participou de 20 a 24 de junho, no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa do Estado, da III Semana Estadual do Migrante, promovida pela Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo, por intermédio do Comitê de Atenção a Migrantes, Refugiados, Apátridas e Vítimas de Tráfico de Pessoas do Rio Grande do Sul.

Integrantes do Centro de Informações ao Imigrante (CIAI), vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social, participaram das mesas de debates sobre fortalecimento de políticas públicas e de experiências de municípios com Políticas e Comitês Municipais voltados a migrantes e refugiados, sobre vivências no atendimento ao público migratório.

Para a diretora de Proteção Social de Caxias do Sul, Suely Rech, é necessária a discussão sobre incentivo de políticas públicas de proteção da população migrante e o debate de alternativas de empregabilidade e integração cultural. “O fortalecimento das políticas públicas para migrantes, tendem a qualificar o atendimento destes que aqui chegam. Precisamos estar atentos as particularidades dos migrantes e dar apoio a eles em nosso país”, comentou a diretora.

A programação também discutiu a promoção de atividades como o mutirão de regularização migratória, junto à Polícia Federal, que recentemente realizou a regularização migratória de 961 pessoas, com toda documentação deferida, em cinco dias de ação, ocorrida na Prefeitura de Caxias do Sul. No sábado (25/06), é comemorado o Dia do Imigrante, e esta ação com parceria da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social, CIAI e Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), integram as comemorações da data.

O evento encerrou com a apresentação da minuta da Política Estadual para Migrantes, Pessoas em Situação de Refúgio, Apátridas e Vítimas de Tráfico de Pessoas do Rio Grande do Sul, que foi elaborada pelo Comitê de Atenção a Migrantes, Refugiados, Apátridas e Vítimas de Tráfico de Pessoas do Rio Grande do Sul (COMIRAT/RS), para promoção de consulta pública a respeito do documento.

III Semana Estadual do Migrante

Foto por Divulgação/CIAI