1. Início
  2. Notícias
  3. 2022
  4. Junho

Ergonomia no transporte manual de cargas é tema de capacitação realizada pela Escola de Gestão Pública

Publicada dia

Os cuidados com o próprio corpo ao realizar a movimentação de materiais e insumos foi o tema da capacitação direcionada a servidores que atuam em setores como oficinas, almoxarifados e Banco de Alimentos. A capacitação “NR 17 – Ergonomia: transporte manual de cargas” contou com a participação de aproximadamente 160 servidores.

“Foi muito bom, aplicarei as orientações sobre o levantamento de peso, postura correta, repetição e pausa”, disse o pedreiro Márcio Varela de Oliveira, da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Smosp). Foram duas turmas com aulas nos dias 21 e 24 de junho. Além da Smosp, foram capacitados integrantes das Secretarias de Agricultura Pecuária e Abastecimento (Smapa), Educação (Smed), Recursos Humanos e Logística (SMRHL) e Saúde (SMS).

O curso tratou de riscos ergonômicos, movimentos fisiológicos dos segmentos corporais, sobrecarga física no trabalho, trabalhos com cargas, patologias do trabalho e formas de prevenção. A capacitação ganha destaque visto que busca disponibilizar mais informações para ampliar a consciência dos servidores para o autocuidado evitando lesões ou acidentes em decorrência das atividades laborais.

A capacitação integra a sequência de cursos relacionados à saúde e segurança do trabalho, realizada pela Escola de Gestão Pública (EGP). Os cursos são desenvolvidos a partir das atividades realizadas pelos servidores no exercício de suas funções dentro do serviço público.

Foto por Matheus Vedana