O prefeito Adiló Didomenico assinou nesta terça-feira (21/06) o termo de adesão ao Sistema Estadual do Selo de Acessibilidade entre o Município de Caxias do Sul e a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders). O selo fomenta a cultura da acessibilidade e informa às pessoas com deficiência sobre os locais acessíveis a elas e proporciona o reconhecimento dos estabelecimentos que seguem as normas.
Segundo o presidente da Faders, Marcos Antonio Lang, o Selo de Acessibilidade é um grande avanço para a garantia do direito à acessibilidade. “Cabe ao Poder Público assegurar às pessoas com deficiência e com altas habilidades seus direitos de equiparação de oportunidades necessárias à afirmação da cidadania e da inclusão social que são preceitos constitucionais”, disse Lang.
Para o prefeito Adiló Didomenico, garantir os direitos de toda a população não é uma função do Poder Executivo, é uma obrigação a ser cumprida. “Entendemos plenamente que todas as pessoas possuem o direito de ir e vir e assim o devem fazer dentro de suas condições motoras e os órgãos devem prover a acessibilidade como regra”, disse.
A partir de agora, o comitê gestor iniciará as avaliações para serem encaminhadas a Faders para concessão do Selo de Acessibilidade, segundo a operacionalização da entidade. Os estabelecimentos públicos e privados que tenham interesse em serem avaliados para a concessão dos selos ouro, prata ou bronze devem contatar a Coordenadoria de Acessibilidade pelo e-mail acessibilidade@caxias.rs.gov.br
Foto por João Pedro Bressan
Foto por João Pedro Bressan