1. Início
  2. Notícias
  3. 2022
  4. Junho

Prefeitura chama a atenção da população quanto a risco de deslizamentos

Não há registro de ocorrência grave

Atualizada dia

A Prefeitura de Caxias alerta a população para riscos de deslizamentos no município. Com as chuvas decorrentes dos últimos dias, o solo está muito encharcado, levando a risco de movimentação de massa orgânica em algumas áreas. Encostas ou barrancos são locais que exigem o máximo de atenção. Há constante monitoramento de áreas por parte do Município, mas é importante a população estar alerta. Em caso de necessidade, a população deve entrar em contato pelos canais de atendimentos disponíveis com máxima urgência para que as equipes de atendimento possam se deslocar e sinalizar as áreas de risco, além de tomar as devidas providências.

Na Rua Francisco Pezzi, no Bairro Panazzollo, ocorreu um deslizamento de terras próximo à esquina com as ruas Luiz Antunes e Tereza Pezzi. Os motoristas que vem da Luiz Antunes precisam utilizar um desvio. Por enquanto, devido às chuvas, os locais estão sendo sinalizados para alertar os motoristas. Enquanto o mau tempo persistir é necessário ter cautela nas operações de remoção nas áreas ondem ocorrem os deslizamentos. A remoção deve ser feita após a avaliação de equipe técnica para evitar o risco de novos deslizamentos quando estiver sendo executado o trabalho.

Referente a buracos nas vias causados pelo mau tempo, entre a noite de sexta e a tarde deste sábado, a Secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana (SMTTM) atendeu cinco ocorrências referentes a buracos na via. Os chamados se deram através do número 118 para os seguintes locais:

  • Rua Treze de Maio esquina com Pinheiro Machado
  • Rua Aloysio Brugger esquina com Humberto de Campos
  • Rosa Bisol Bonato, na altura do número 165, no Bairro De Zorzi
  • No prolongamento da Moreira César, na rótula de acesso ao Bairro Pioneiro
  • Rua Bortolo Zani esquina com a Rua Tronca.

O secretário de Obras e Serviços Públicos (SMOSP), Norberto Soletti, informa que será realizada uma operação de manutenção e tapa buracos, com início assim que o tempo estiver com as condições favoráveis.

Nas comunidades do interior, algumas subprefeituras realizaram atendimentos de grau leve de incidentes em decorrência das chuvas, como queda parcial ou total de árvores que bloquearam estradas ou pedras de pequenos volumes que rolaram de barrancos, obstruindo parte das estradas. Alguns incidentes registrados:

  • Subprefeitura de Criúva - Limpeza em trecho da Estrada Rio Branco, próximo ao Rio das Antas
  • Subprefeitura de Galópolis – Limpeza em trecho em que desabaram rochas na Estrada Giovani Batista Echer; ainda na sexta-feira, remoção de uma arvore caída na Estrada Municipal José Bolff, próximo à divisa com a Estrada do Imigrante, que obstruiu o trânsito
  • Subprefeitura de Vila Cristina - Limpeza de deslizamentos de rochas que caíram sobre as canaletas e parte da via na Estrada Municipal João Edgar Jung
  • Subprefeitura de Vila Seca – Apenas registros de alguns veículos atolados
  • Subprefeitura de Santa Lúcia do Piaí – Limpeza em pequenos trechos onde ocorreram deslizamentos de rochas, na Estrada Municipal João Edgar Jung
  • Subprefeitura de Ana Rech – Atendimento de um chamado para queda de um pinheiro que caiu atingindo parcialmente algumas residências, sem grande gravidade. A demanda foi repassada para atendimento da Secretaria doo Meio Ambiente.

Até o fechamento da matéria, não houve manifestação de incidentes de outras subprefeituras nem ocorrências graves no município. A SMOSP informa ainda que há um cronograma de atendimento das vias para patrolamento e que as estradas afetadas receberão manutenção com condições climáticas favoráveis.

Em caso de necessidade os telefones para a população buscar atendimento são:

  • Obras: plantão para atendimento de demandas de saneamento e iluminação pública pelo telefone (54) 9 8434-6870
  • Trânsito: plantões de trânsito pelo telefone 118 e do setor de semáforos pelo (54) 3290.3940
  • Defesa Civil : plantão 24h (54) 98404-0778
  • Alô Caxias: nos finais de semana solicitações de serviços devem ser feitas por meio do site sac.caxias.rs.gov.br, no link Alô Caxias

Rua Francisco Pezzi

Foto por Roberto Hunoff