1. Início
  2. Notícias
  3. 2022
  4. Junho

Prefeitura de Caxias autoriza nova obra de asfaltamento no interior

Emenda parlamentar permite benefício para a comunidade de São João Batista, em Forqueta

Publicada dia

Após 21 anos do início da mobilização, moradores da comunidade de São João Batista, na Região Administrativa de Forqueta, em Caxias do Sul, receberam na tarde desta sexta-feira (24) a confirmação do início do asfaltamento na estrada municipal da localidade. O recurso de R$ 1 milhão, proveniente de emenda parlamentar do deputado federal Giovane Feltes, permitirá o asfaltamento de 500 metros dos 3,8 km da via, que faz divisa com Farroupilha.

O prefeito Adiló Didomenico assinou a ordem de início da obra que será executada pela Companhia de Desenvolvimento de Caxias (Codeca). Destacou que o deputado Feltes tem garantido a liberação de importantes recursos para a cidade. “Esta conquista deve-se ao trabalho da vereadora Gládis Frizzo, do deputado estadual Tiago Simon e de lideranças da região que foram à Brasília levar a demanda”, exaltou. Disse também que a Prefeitura tem encontrado dificuldades na contratação de empresas em função do aumento dos preços do asfalto. “Temos recursos internacionais para asfaltar a estrada do Cerro da Glória, mas por três vezes a licitação não teve interessados. Estamos indo para a quarta orçamentação”, lamentou.

O secretário de Obras e Serviços Públicos, Norberto Soletti, destacou que na mesma região a Prefeitura já trabalha no asfaltamento da estrada do Menino Jesus. Citou que, diante da escassez de recursos municipais, as parcerias com setores da comunidade e públicos têm sido a solução para o encaminhamento de obras. “A decisão de asfaltar estradas é estratégica para o Município. Estamos melhorando as condições para que o pessoal sinta-se estimulado a permanecer no interior”, ressaltou.

O agricultor Marcelino Dezen lembrou que a mobilização teve início em 2001, com dois movimentos em anos seguintes: em 2008, a então Administração executou obras de alargamento; em 2014, havia recursos suficientes para a todo o trecho, mas a gestão não deu sequência. “Resolvemos retomar nesta Administração a partir de um trabalho com a vereadora Gládis Frizzo e estamos dando um passo importante, ainda que não atenda plenamente aos objetivos. Mas é um início”, destacou.

Frisou que a estrada é importante para o escoamento da produção, principalmente de frutas e produtos vinícolas, mas também para a mobilidade. “Em cada uma das 40 famílias da comunidade, existe um ou mais integrantes que estudam ou trabalham nas empresas de Caxias, Farroupilha ou mesmo em Forqueta”, assinalou.

O ato foi ainda acompanhado pela vice-prefeita Paula Ioris, pelos vereadores Velocino Uez e Adriano Bressan e vereadora Tatiana Frizzo; secretário da Agricultura, Rudimar Menegotto; presidente da Codeca, Maria de Lourdes Fagherazzi; subprefeito de Forqueta, Alexandre Andrade de Vargas; coordenador distrital, Altemir Zanardi; engenheira Greicy Segala, diretora do Departamento de Sistema Viário da secretaria de Obras, e o diretor-geral Jorge Catusso; e representantes da vereadora Gládis Frizzo, do deputado Tiago Simon e da comunidade.

Galeria de imagens
1 de 7 imagens

Foto por João Pedro Bressan

Foto por João Pedro Bressan

Foto por João Pedro Bressan

Foto por João Pedro Bressan

Foto por João Pedro Bressan

Foto por João Pedro Bressan

Foto por João Pedro Bressan